Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 29 de maio de 2010

Meritocracia em debate: como melhorar a educação no Brasil

Deve-se premiar o professor que ensina melhor e punir o que não consegue?
Avaliações internacionais apontam que se aprende pouco nas escolas do país. A insatisfação motiva uma discussão: deve-se premiar o professor que ensina melhor e punir o que não consegue?
[...]
Patrícia Guedes, do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, passou uma temporada analisando a reforma de ensino de Nova York, apontada como referência. Produziu um livro simpático ao modelo, mas é cuidadosa:
– Não pode ser algo feito de forma isolada. Precisa-se garantir que o professor tenha apoio adequado para conseguir resultados.

Pagar por desempenho não pode ser uma política isolada porque não resolve o principal: o nível de quem ingressa no magistério não é o ideal no Brasil. Como a profissão não é atrativa, os mais talentosos, em geral, buscam outras carreiras. Vão para as faculdades que formam professores alunos que, na média, não eram dos mais brilhantes. Para complicar, esses cursos são ruins.

Um estudo da consultoria McKinsey analisou os países com melhor educação. A base era a Finlândia, com o ensino mais bem avaliado. Concluiu que os campeões de qualidade não premiam o mérito. O foco está no recrutamento. Para atrair os melhores, os salários são altos, e a carreira, promissora. As faculdades de Educação são das mais concorridas.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2920603.xml

Só sete Estados acatam lei de transparência e revelam gastos
No dia seguinte à entrada em vigor da mais ampla lei já criada sobre a transparência das contas públicas no país, 19 Estados, além do Distrito Federal, não cumprem integralmente as novas regras.

Apenas Acre, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Santa Catarina e Tocantins esmiúçam seus gastos, com a identificação específica e diariamente atualizada dos produtos e serviços adquiridos pelo governo.

A lei, que complementa a Lei de Responsabilidade Fiscal, prevê, entre outros pontos, "a disponibilização mínima dos dados referentes (...) ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento".

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=220255

Serra vai produzir, editar e pagar programa do PTB

“A produção é do Serra; o programa é para o Serra; quem produz é ele”, palavras de Roberto Jefferson, presidente do PTB, após almoçar com o candidato do conservadorismo brasileiro na sede do PSDB, em Brasília. O que o ilibado dirigente que se notabilizou pelas denúncias de suposto mensalão está dizendo é que em troca de apoio à candidatura demotucana, seu partido receberá recursos de Serra para pagar o programa de TV levado ao ar em junho.Outros pagamentos e abonos não foram mencionados pelo ínclito aliado carnal da coalizão conservadora.

Da Carta Maior:

http://rsurgente.opsblog.org/

Aceito recurso do MPF contra exclusão de Yeda da ação de improbidade administrativa
by Marco Aurélio Weissheimer.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) admitiu recurso interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a exclusão da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), da ação civil pública de improbidade administrativa que tramita na Justiça Federal de Santa Maria (RS), referente à fraude no Detran, descoberta durante a Operação Rodin. Foram aceitos os recursos especial (dirigido ao Superior Tribunal de Justiça) e extraordinário (dirigido ao Supremo Tribunal Federal). O caso será encaminhado primeiramente ao STJ, para apreciação do recurso especial. As informações são do TRF4.

http://rsurgente.opsblog.org/

Postos de saúde ficam sem limpeza na Capital
Depois do comunicado divulgado pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), que atesta a falta de limpeza nos postos de saúde da Capital, a Secretaria de Saúde deve anunciar ainda nesta sexta-feira o nome da nova empresa terceirizada que assumirá os serviços. No Pronto Atendimento do Cruzeiro do Sul, na Zona Sul, funcionários comentavam sobre a suspensão das consultas ginecológicas nesta manhã por conta do lixo que se acumulava em algumas salas médicas.

A direção do posto confirma a deficiência na limpeza dos setores. Associados da cooperativa relatam o atraso nos salários e não pagamento de benefícios como vale transporte e auxílio alimentação. Para o jovem Antônio Silva a situação tem se estendido nos últimos meses e já é insustentável. "As pessoas não têm nem vindo trabalhar. Tudo tem ficado pra trás e não conseguimos dar conta. Nossa equipe é formada por 14 pessoas. Estamos só entre dois funcionários."

Médicos e profissionais da saúde confirmam a situação. Conforme o Simpa, cerca de 130 locais de atendimento estariam nas mesmas condições.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=220121

Secretário-geral da ONU convida Lula para discursar sobre redução da pobreza em cúpula
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, revelou nesta sexta-feira ter convidado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discursar numa reunião de cúpula sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio para redução da miséria, das doenças e da fome. O encontro ocorrerá em setembro, paralelamente à sessão anual da Assembleia Geral da ONU. Ban Ki-moon está no Brasil para participar do 3º Fórum da Aliança de Civilizações, que tenta construir laços entre diferentes culturas. Ele visitou favelas onde há projetos sociais apoiados pela ONU.

Em entrevista exclusiva à TV Brasil, o ex-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul contou ainda ter convidado o presidente para copresidir um painel sobre sustentabilidade global com propostas para a Conferência Rio + 20.
[...]
TV Brasil: O presidente Lula seria um bom secretário-geral da ONU?
Ban Ki-moon: Ouvi essas especulações. O presidente Lula é um dos líderes globais mais importantes, mas eu não posso comentar esse assunto. O posto é um enorme desafio. É preciso enfrentar inúmeros problemas globais e regionais. Eu desejo a ele boa sorte.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Deputada Marisa denuncia situação precária de escola de Muitos Capões

Infiltrações nas paredes, fiação à mostra, muros caídos, mesas e cadeiras danificadas. Este é  retrato da Escola Estadual Dom Frei Vidal de Oliveira, do município de Muitos Capões, apresentado  pela deputada Marisa Formolo (PT) na sessão desta terça-feira (25). Munida de fotografias e de um relatório minucioso da situação da instituição, que serão incluídos nos anais da Assembleia, a parlamentar cobrou providências do governo do Estado. “Recursos existem. O que falta é vontade política de priorizar a educação”, criticou na tribuna, ao anunciar que está solicitando, formalmente, medidas da Secretaria Estadual de Educação.

A situação precária da escola, segundo Marisa, se repete em outras instituições da rede estadual de ensino. “Ao retirar R$ 1,5 bilhão da educação, a governadora não está mexendo apenas nos números do orçamento, mas no direito dos gaúchos de terem uma escola digna”, frisou a parlamentar que tem feito visitas a várias instituições de ensino Estado.

Marisa denunciou, ainda, que a comunidade de Muitos Capões já notificou a SEC sobre a situação da escola, mas que nenhuma atitude foi tomada.

Olga Arnt - MTB 14323 | PT   17:31 - 25/05/2010
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=247993

Medalha Tiradentes Post-Mortem conferida a Frei Tito é entregue hoje no RJ

Será entregue hoje, dia 25 de maio, no Rio de Janeiro, região Sudeste do Brasil, pelo deputado Marcelo Freixo, a Medalha Tiradentes Post-Mortem conferida ao Frei Tito. A homenagem acontecerá a partir das 19h na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Plenário Barbosa Lima Sobrinho), rua 1° de Março s/n, praça XV.

Para resgatar a importância histórica de Frei Tito, estarão à mesa de palestras freis Betto e Oswaldo Rezende, o deputado federal Chico Alencar, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, a presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, Cecília Coimbra, a coordenadora do MST Marina dos Santos e o secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannucchi.

Adital - http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=48036

Nota do Tio Noé: Imagem do filme Batismo de Sangue. Recomendo para quem quiser conhecer um pedacinho da Ditadura Militar. Minha homenagem a Todos que resistiram e lutaram contra esse verdadeiro câncer na sociedade Brasileira e Latino-americana. Tortura Nunca Mais!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Sintep/MT denuncia indícios de trabalho escravo na Educação pública

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, apontou a existência de indícios que configuram a prática do trabalho escravo nas escolas da rede pública do Estado. A denúncia foi feita durante a reunião do Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo, no sábado (22).

O encontro contou com a presença da relatora especial sobre Formas Contemporâneas de Escravidão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Gulnara Shahinian, e do coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Luiz Antônio Torres Machado, dentre outras entidades. O objetivo foi compilar relatos sobre a atuação do Fórum acerca do combate às formas contemporâneas de trabalho escravo.

“Na rede estadual, temos indicativos de trabalho análogo à escravidão quando o governo nega as mesmas condições de carreira dos profissionais da Educação àqueles que estão na condição de contratados temporariamente, inclusive o pagamento de horas-atividades, e quando permite que mais de 70% dos funcionários do cargo de Apoio advenham de contratos temporários e recebem um salário mínimo”, explicou Gilmar Soares.

O presidente da entidade destacou que a situação não é muito diferente na rede municipal de ensino, onde a maioria dos prefeitos não garante o direito ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além de não aplicarem os 25% dos recursos previstos na Constituição Federal, e o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), garantido por Lei. “Quando a jornada de trabalho direto com alunos ultrapassa 20 horas semanais também configura trabalho escravo”, completou a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller.

Gilmar Soares denunciou ainda aos representantes da ONU e da OIT as intimidações e até ameaças de morte que os trabalhadores da Educação de Cláudia sofreram ao longo de 67 dias de greve. A paralisação foi encerrada na sexta-feira (21), após assinatura do termo de compromisso entre a categoria e o prefeito municipal, Vilmar Giachini (PMDB). Em setembro de 2010, Gulnara Shahinian apresentará o relatório da viagem ao Brasil ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra (Suíça).
Além do Sintep/MT, participaram da reunião, representantes do Centro Burnier Fé e Justiça; Centro de Pastoral de Migrantes; deputado estadual Ságuas Moraes (PT); deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT); Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT); Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos de Mato Grosso (CEBI-MT); Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso (CIMI-MT); Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad); Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT); Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade (CDHHT); Economia Solidária de Juína; Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

http://www.cut.org.br/content/view/20478/
 
CPERS critica prova nacional proposta pelo MEC
Para o CPERS/Sindicato, o Ministério da Educação (MEC) erra ao estabelecer uma prova nacional como forma de ingresso na rede pública de educação. A entidade entende que o órgão federal precisa respeitar características regionais. Não se pode apoiar uma prova que tem como objetivo avaliar o professor sem avaliar o projeto pedagógico e qual o aluno que queremos formar.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) também critica a prova. Para o presidente da Confederação, Roberto Leão, a avaliação pode se transformar num instrumento de avaliação e mérito, levando a um ranqueamento de bons e maus professores.

Segundo a presidente do CPERS/Sindicato, Rejane de Oliveira, a prova faz com que haja uma padronização nacional, não respeitando as características as diferentes realidades das escolas públicas brasileiras. “Todas as provas vem no sentido de aferir os professores e os alunos”, sustenta Rejane, para quem “os governos só oferecem provas e não garantem a formação”.

A sindicalista avalia que o Estado gasta energia para fazer provas e fazer aferições, mas não se preocupa em investir na educação, em discutir projetos educacionais. A qualidade do ensino exige outros componentes, tais como jornada adequada de trabalho, escolas com boa infraestrutura e salários dignos.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2439

Quando a mente adoece
Com saúde não se brinca, já diria o velho e sábio ditado. No ambiente de trabalho, essa máxima deveria ser levada ao pé da letra, já que anda junto com a produtividade e qualidade do serviço executado.

Mayara Bacelar

A tradicional placa que indica o número de dias que a empresa está livre de acidentes de trabalho não pode computar um dos motivos de afastamento que vêm crescendo de forma significativa. As doenças psíquicas estão cada vez mais presentes nas organizações e são consideradas hoje uma das maiores preocupações do ambiente profissional. Os transtornos mentais estão fortemente presentes, seja no mundo dos negócios ou em meio às atividades rurais. Independentemente da área de atuação, os trabalhadores têm sido vítimas constantes.

Apesar de delicado, especialistas travam uma batalha para que o tema seja amplamente discutido dentro das empresas. Os números justificam o debate: a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que, nos próximos 30 anos, a depressão alcance o posto de doença mais comum no planeta, ultrapassando casos de câncer e cardiopatias. O resultado será a queda na qualidade de vida e no rendimento dos trabalhadores, além de aumento dos gastos públicos com a enfermidade.

Mesmo que ainda não seja o mal que mais acomete a sociedade em geral, a depressão é uma das doenças que mais avança entre a população economicamente ativa. Somente em 2008, os casos de afastamento por episódios depressivos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) cresceram 16% em relação ao ano anterior. As desordens de causa psíquica relacionadas ao trabalho são muitas vezes causadas pela constante pressão por resultados e competitividade acirrada entre colegas. O psiquiatra e médico do trabalho Arthur Motta explica que esses dois fatores, aliados à individualidade cada vez maior, geram inseguranças nos profissionais.
“No passado, havia muito a ideia de cooperação, enquanto hoje cada um cuida de si em prol dos resultados. Isso faz com que os indivíduos se sintam cada vez mais sós e suscetíveis a desenvolver um transtorno mental.” Ele acrescenta que, além da depressão, o transtorno bipolar e a síndrome do estresse pós-traumático também vêm registrando número maior de casos no País. No caso do último, algumas atividades em específico tendem a apresentar um número maior de afetados. Isso porque estão mais expostos a fatores como o risco de passar por alguma situação violenta.
[...]
Doenças crônicas como a hipertensão e diabetes são bastante verificadas entre empreendedores e estão diretamente ligadas aos males cardíacos, além da síndrome metabólica, que favorece essas ocorrências e mantém níveis crescentes entre o público em questão. Recentemente vem sendo observado aumento nos casos de esteatose hepática, que consiste no acúmulo de gordura no fígado, desencadeado por fatores como sobrepeso e obesidade. “Também acompanha estados de risco aumentado para o alcoolismo.”

As crises no mundo dos negócios são impulsionadoras tanto de males físicos como psíquicos e apontam para a necessidade de acompanhamento médico dentro das empresas, sobretudo pelo fato de muitas das doenças serem assintomáticas, com a hipertensão e diabetes. Para o médico, a melhora desse quadro só é possível com esforço cooperado entre empresa e executivo.
Assédio moral estimula o surgimento de doenças

A depressão desencadeada no ambiente de trabalho pode ser consequência da permanente pressão por resultados. Mas e quando essa cobrança vai além da questão da competitividade, e o colaborador trabalha com metas quase humanamente inalcançáveis? Nesse caso, o profissional pode estar enfrentando também um episódio de assédio moral.

De maneira geral, o assédio moral pode ser definido como atitudes ofensivas e repetidas cometidas por um funcionário ou chefia com objetivo de desestabilizar um colega. Falando especificamente da questão das metas, trata-se do assédio organizacional. A procuradora do trabalho da 4ª Região Márcia Medeiros de Farias explica que a maioria dos casos registrados hoje é relativa a essas ocorrências, em que o funcionário é submetido ao aumento drástico no volume de atividades.
[...]
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=28900

domingo, 23 de maio de 2010

CNTE apoia reivindicação de estudantes: 50% do Pré-sal para educação

Roberto Leão, presidente da CNTE, participou nesta quinta-feira da marcha organizada pela UNE e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), na Esplanada dos Ministérios. A manifestação pedia a aprovação do Congresso Nacional de resolução da Conae que destina 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal para a educação.

Segundo o presidente da Confederação é essencial um maior investimento governamental nas escolas e universidades públicas, além da valorização do profissional da educação. Hoje, apenas 4% do PIB nacional são direcionados a investimentos com a educação. “O ganho com os recursos naturais do nosso país deve ter um destino que realmente garanta o desenvolvimento de todos os brasileiros”, reforçou Leão durante a marcha.

Pré-sal – Ainda em votação no Congresso Nacional, o Fundo Social do Pré-sal foi criado para aplicar a receita com o petróleo da camada pré-sal do território que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar. A proposta original do governo previa investimentos dos recursos em educação, combate à pobreza, cultura, ciência e tecnologia e meio ambiente.
Fonte: CNTE.

Congresso poderá ampliar recursos para a educação
Parlamentares analisarão o novo plano nacional para o setor.
   
Brasília - Desde 2001 está em vigor o Plano Nacional de Educação, o PNE (Lei 10.172/01), que traçou as metas educacionais para o País pelo prazo de dez anos. Até 31 de dezembro o Congresso precisa aprovar o 2º PNE, que vai definir as diretrizes para 2011 a 2020. A previsão é a de que o Executivo envie à Câmara o texto do novo plano nas próximas semanas, com base nas propostas aprovadas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), em março deste ano em Brasília. O aporte de mais recursos para a educação pública e a instituição de metas claras que garantam a continuidade dos programas educacionais são pontos que dominam as propostas da conferência e que devem entrar no 2º PNE.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-261209.htm


Presidente do PTB em Porto Alegre vira réu no caso Eliseu Santos
by Marco Aurélio Weissheimer
O Juiz Ângelo Furlanetto Ponzoni, substituto do 1º Juizado da 1ª Vara do Júri, acolheu pedido do Ministério Público e incluiu no pólo passivo mais três réus no processo que investiga a morte do ex-vice-prefeito de Porto Alegre e ex-secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos: o presidente municipal do PTB, José Carlos Brack (foto), o ex-funcionário da empresa Reação Jonatan Pompeu Gomes e o ex-ocupante de cargo de confiança do PTB Cássio Abreu. A decisão foi tomada na noite desta sexta-feira.

O magistrado determinou ainda a realização de perícia na gravação que mostraria o réu Marco Antônio de Souza Bernardes, ex-assessor jurídico da Secretaria da Saúde na gestão Eliseu Santos, na sede da Empresa Reação, para verificação da autenticidade do conteúdo. Ponzoni decidiu também indeferir os pedidos de revogação das prisões preventivas dos réus Eliseu Pompeu Gomes, Fernando Junior Treib Krol e Marcelo Machado Pio.
[...]
Blog RS Urgente

Os desejos virulentos da antiga imprensa brasileira
by Marco Aurélio Weissheimer
Editorial da Carta Maior

Esta semana reforçou a percepção de que a chamada grande imprensa brasileira – ou antiga imprensa, como afirma, entre outros, o cineasta Jorge Furtado – está não apenas desempenhando o papel de uma “oposição fragilizada”, mas também defendendo, sem mediações ou sutilezas, os interesses da política externa dos Estados Unidos. Estariam fragilizados também estes interesses? Em um certo sentido, sim. A iniciativa do governo brasileiro, em conjunto com o governo da Turquia, de buscar uma solução negociada para a crise nuclear envolvendo o Irã mostrou que é possível outro caminho do que aquele das “guerras preventivas”, dos “bombardeios cirúrgicos”, do “choque e do pavor”. O presidente Lula, representando o Estado brasileiro, fez um movimento ousado e corajoso. E acertou em cheio.

Nas horas seguintes aos primeiros anúncios do acordo, começaram a surgir vozes e textos tentando diminuir ou simplesmente desqualificar o feito alcançado. A pressa é compreensível. Dias antes, o pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, havia dito durante uma entrevista em Porto Alegre, que jamais receberia ou se reuniria, caso fosse eleito, com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Além da postura submissa às ordens que o Departamento de Estado norte-americano ainda insiste em querer ditar o mundo, a declaração de Serra mostrou a pequenez do horizonte de visão do postulante ao cargo mais importante da República brasileira e um dos mais importantes hoje para todos os países que apostam na desmilitarização da agenda política das nações.

Ao caminhar na direção oposta daquela defendida por Serra, Lula mostrou coragem pessoal, ousadia estratégica e, acima de tudo, compromisso com a construção de um mundo onde os conflitos e diferenças sejam resolvidos através da conversa e das negociações – que podem, sim, muitas vezes, ser exaustivas e mesmo pouco frutíferas no curto prazo – ao invés da solução eficiente da morte e da destruição. Eficiente para quê? – cabe perguntar. Não certamente para a vida de milhões de pessoas que pode ser salva em função de uma dessas conversas complicadas que algumas pessoas preferem não ter. A omissão e a covardia andam de mãos dadas com a impossibilidade de se dizer abertamente o que se está pensando.

Isso ficou muito claro no discurso de vários articulistas da imprensa nacional, preocupados em desdobrar a fala de Serra. Na verdade, a crítica principal dirigida a Lula era a crítica a iniciativa de ir conversar com Ahmadinejad. Como assim? Quem esse sujeito (o presidente da República, no caso) pensa que é? Quem o Brasil pensa que é? Não foi por acaso que a repercussão do acordo na imprensa internacional foi maior e mais positivo do que no Brasil. A diferença de horizonte só expõe o tamanho, a qualidade da visão e o compromisso de quem fala. Mas, se a visão é curta, por um lado, é crescentemente virulenta, por outro. E o grau dessa virulência parece ser proporcional aos acertos do governo brasileiro. Dois dias após o anúncio do acordo, o jornal Zero Hora comemorava com um destaque de capa: “EUA atropelam acordo de Lula”. O desejo virulento do atropelamento pelo menos foi transparente quanto ao alvo: o Lula. É disso que se trata.

Há outros pressupostos neste discurso de submissão a um passado recente quando o Brasil e a América Latina sabiam qual era o seu lugar.

http://rsurgente.opsblog.org/

Chanceler francês elogia Brasil e Turquia por tentar acordo com o Irã
O ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, em visita a Istambul, saudou a Turquia e o Brasil pelo fato de terem "tentado" encontrar uma solução para a questão do programa nuclear iraniano. Ele considerou que a iniciativa foi reveladora e permitiu "esclarecer" um pouco a situação.
[...]
O ministro elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, assim como a seus ministros de Relações Exteriores, pelo “compromisso tomado visando a diminuir o clima de tensão e a não provocar tumulto numa região que precisa disso, o Oriente Médio". [...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=219240

Popularidade do presidente Lula sobe: 76% de aprovação
Percentual equivale as avaliações "boa" e "ótima" contabilizadas pela Datafolha.
   
Brasília - A Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva conta com 76% de aprovação popular, avaliada como "boa" ou "ótima", nível mais alto desde que assumiu o poder em janeiro de 2003, segundo uma pesquisa do instituto Datafolha.
[...]
Fonte: Jornal VS

Em quem você votaria para governador(a)?
Em quem você não votaria de jeito nenhum para governador(a)?
 Voz do Povo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Formação em nível médio não deve ser extinta, defende CNTE

“Não consigo conceber a extinção do curso de formação de professores em nível médio. Por outro lado, não podemos admitir que o sistema de ensino contrate e fique sempre com um educador que tenha apenas o magistério”. A declaração é da relatora da Comissão de Educação do Senado, senadora Fátima Cleide (PT-RO), durante audiência pública no Senado, realizada na quarta-feira 12, para debater o Projeto de Lei que propõe a exigência de formação superior dos docentes da educação básica.

A senadora afirmou que a redação do PLC 280/09, já aprovado pela Câmara, deve ser modificada pelo Senado para que o magistério seja um “itinerário de formação do profissional, pois a formação nesse nível de ensino é fundamental para termos qualidade na educação.”

Heleno Araújo Filho, secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, participou da audiência. Ele defendeu a permanência da contratação de professor com formação em nível médio, para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

“Não podemos extinguir a formação inicial do docente. É preciso garantir qualidade na formação do professor de nível médio e que o empregador ou o poder público ofereçam condições para que o educador possa evoluir e buscar uma graduação”, afirmou.

Para a CNTE, a formação superior dos professores da educação básica, isoladamente, não trará as mudanças necessárias para uma educação de qualidade. “O profissional precisa ter tempo para trabalhar e estudar, por isso a necessidade de uma jornada de trabalho justa e um salário adequado”, completa Araújo Filho.

Fonte: CNTE
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2425

O impacto positivo do Bolsa Família na educação
May 13th, 2010
by Marco Aurélio Weissheimer.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério da Educação divulgaram novos dados revelando que o Bolsa Família tem um impacto positivo na trajetória educacional dos beneficiários do programa. Ao observar os índices de aprovação e abandono escolar dos estudantes da rede pública de ensino, o Ministério da Educação verificou que a exigência da freqüência às aulas por parte do Bolsa Família faz toda a diferença. Segundo pesquisa realizada pelo ministério, no ensino médio, a aprovação dos beneficiários do Bolsa Família é maior do que a média nacional (81,1% contra 72,6%). No ensino fundamental, os números são similares (80,5% de beneficiários aprovados contra 82.3% da medida nacional). Os indicadores de abandono no ensino fundamental também revelam um impacto positivo: 3,6% dos beneficiários deixam a escola, contra 4,8% da média nacional. Já no ensino médio, o índice de abandono é de 7,2% entre os beneficiários, enquanto a média nacional é de 14,3%.

Esses números se referem a domicílios identificados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2006, pelo Censo Escolar Inep/Educacenso, pelo Sistema Presença de freqüência escolar do Bolsa Família e pelo Núcleo de Opinião e Políticas Públicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trata-se do primeiro retrato do impacto do programa nos resultados da educação. Até então, o acompanhamento se limitava ao registro de frequência às aulas, condição para a permanência das famílias no programa. Na avaliação do professor Denílson Bandeira, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, o Bolsa Família impacta, de fato, mais do que as outras variáveis, seja por exigir a presença, seja por implicar mudança de comportamento dos alunos, que melhoram até o vestuário.

http://rsurgente.opsblog.org/

quarta-feira, 12 de maio de 2010

TREM DA ALEGRIA

PT esvazia plenário para evitar aprovação de gratificação para secretários

Pela segunda vez em uma semana, a bancada do PT esvaziou o plenário para evitar a aprovação do projeto de lei que concede gratificação de R$ 6.938,85 para servidores públicos que exerçam cargos de secretário de Estado. “A proposta atenta contra a lei do subsídios,  que não permite a incorporação de nenhuma espécie de penduricalho aos vencimentos dos secretários”, frisou o líder petista Elvino Bohn Gass.

De acordo com o projeto enviado pelo governo à Assembleia, a  gratificação,  retroativa a 1º de julho de 2008,  será estendida a ex-secretários. “Isso é um verdadeiro absurdo. Tentamos suprimir este aspecto do projeto, mas fomos derrotados pela base governista”, lembrou Bohn Gass, que na semana passada apresentou três emendas para corrigir a proposta do Executivo.

O projeto, que já está em processo de votação, não poderá mais ser retirado de pauta, devendo ser apreciado pelos deputados nesta quarta. “Nossa expectativa é de que a base governista se some à oposição e rejeite esse absurdo, sob pena de promover a desmoralização do próprio parlamento”, alertou.

Olga Arnt - MTB 14323 | PT   17:56 - 11/05/2010
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=247137

O Educador do século XXI
Por Joana F. Scherer
O 6º Núcleo do CPERS/Sindicato estará realizando neste ano o II Curso Nacional de Educadores "O Educador do século XXI: Saúde, Tecnologia e Motivação" que acontecerá em 3 etapas.
1ª Etapa nos dias 27 e 28 de maio: Saúde do Trabalhador
2ª Etapa nos dias 26 e 27 de agosto: Tecnologia
3ª Etapa no dia 29 de setembro: Motivação

Suzete - Assistente de Núcleo
6º Núcleo do CPERS/Sindicato
32328685 84025284
Rio Grande

AMIGO(A)
Hoje se comemora o DIA DO(A) ENFERMEIRO(A). Sei que nem sempre os dias são de comemoração aquele(a) Anjo de Branco que vela, incessantemente, amparando os enfermos, mas é importante lembrar que eles(as) existem.
Parabéns pelo DIA DO(A) ENFERMEIRO(A)
Abraço fraterno.
Nei Sena

Corregedoria da Polícia Federal quer investigação sobre Tuma Jr

A Corregedoria Regional da Polícia Federal (PF) em São Paulo deu parecer favorável à abertura de inquérito para apurar suspeitas de envolvimento do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, com integrantes da chamada máfia chinesa.

Em nota divulgada nesta terça-feira, a Polícia Federal tratou como indícios contra o secretário as gravações de conversas telefônicas entre Tuma Júnior e Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li, apontado como um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo. A PF informou que esses indícios estão sob segredo de Justiça e que o uso de gravações no possível inquérito policial ainda depende de autorização judicial.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=217561

SEGURANÇA
Bohn Gass cobra explicações sobre saída do chefe de Polícia

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Elvino Bohn Gass, cobrou do governo do Estado esclarecimentos sobre  a queda do chefe de Polícia, João Carlos Martins, na última segunda-feira (10). O parlamentar considera que o desaparecimento da arma do chefe da corporação, embora seja um fato inusitado, não explica a saída repentina do comandante da Polícia Civil. “É preciso que o governo se manifeste de forma clara sobre o episódio, sob pena de aumentar ainda mais a sensação de insegurança que paira sobre a população”, justificou.

A dança das cadeiras na segurança pública, segundo o líder petista, é preocupante. Desde o início do atual governo, o Rio Grande do Sul já teve três secretários (Enio Bacci, José Francisco Malmann e Edson Goulart), quatro comandantes da Brigada Militar (Edson Ferreira Alves, Nilson Nobre Bueno, Paulo Mendes e João Carlos Trindade Alves) e dois chefes de Polícia (João Carlos Martins e Pedro Rodrigues). Além disso, a Casa Militar teve cinco chefes diferentes (Dalmo Itaboraí dos Santos, Edson Alves, João Batista Gil, Joel Prates Pedroso e João Oliveira Quevedo) e a Susep, quatro superintendentes  (Sérgio Fortes, Antônio Bruno Trindade, Paulo Roberto Zietlow e Mário Santa Maria). “Uma rotatividade desta ordem torna, pela descontinuidade, impossível a implantação de uma política de segurança pública séria”, ponderou Bohn Gass.

O parlamentar cobrou, ainda, explicações do Executivo sobre o desvio de telhas destinadas a vítimas de catástrofes naturais. Os rumos do inquérito sobre o desaparecimento do material e as divergências entre a Polícia Civil e o Ministério Público sobre as circunstância do assassinato de Eliseu Santos teriam  precipitado a saída do chefe da Polícia.

Olga Arnt - MTB 14323 | PT   17:58 - 11/05/2010
http://www.al.rs.gov.br/ag/NOTICIAS.ASP?txtIDMATERIA=247139&txtIdTipoMateria=3

Pizzaria Yeda: rodízio permanente na segurança
by Marco Aurélio Weissheimer.

Se houvesse, no Brasil, um ranking das pizzarias políticas, é bem possível que nos seus três anos e meio, o governo tucano de Yeda Crusius no Rio Grande do Sul houvesse superado até mesmo o Congresso Nacional, apontado como campeão de impunidade. A administração tucana jamais puniu, por exemplo, o Chefe de Gabinete da governadora, Ricardo Lied, apesar de ele ter sido flagrado confessando que havia violado o Sistema de Consultas Integradas da Segurança Pública para espionar um adversário político. O mesmo Lied foi personagem de outro suspeitíssimo episódio: acompanhado de dois delegados, foi à casa do então diretor-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, para avisá-lo de que seu filho seria preso por tráfico. A visita pôs em risco a vida dos policiais que fariam a prisão e até mesmo a própria ação, já que Buchmann, se tiesse topado a indecente proposta de Lied, poderia ter avisado o filho da operação.

Há os casos dos secretários estaduais indiciados pela Polícia Federal por suspeita de corrupção – Rogério Porto e Marco Alba (que só deixou a administração quando quis reassumir sua vaga de deputado estadual) – cuja saída do governo nunca foi sequer cogitada pela governadora. Ao contrário, Yeda sempre os prestigiou. Fez o mesmo com outra indiciada por suspeita de corrupção, Walna Meneses, que recentemente ganhou da governadora o status de Coordenadora de Ações Administrativas do Palácio Piratini. Em pizza também acabaram as denúncias na CEEE, na Corsan, no DAER, no Banrisul, na Corag, na Procergs e outros órgãos.

De sua parte, a base parlamentar da governadora, formada por partidos como o PSDB, o PMDB, o PP e o PPS, contribuiu – e muito – para o êxito da Pizzaria Yeda quando serviu aos gaúchos, três outros pratos indigestos: na CPI do Detran, aprovou um relatório que fingia não haver nomes novos entre os responsáveis pelo roubo de R$ 44 milhões da autarquia; na CPI da Corrupção, impediu o aprofundamento das investigações que deveriam apontar os responsáveis políticos pelo desvio de mais de R$ 400 milhões dos cofres públicos em licitações viciadas; e, no processo de impeachment, inocentou a governadora de qualquer responsabilidade pela montanha de acusações que pesavam contra ela sem ouvir uma testemunha sequer.

Com o caminho livre para continuar seus negócios, Yeda expandiu a pizzaria para a área da segurança onde em lugar de uma política eficaz, nestes três anos e meio vem oferecendo um rodízio de baixíssima qualidade que já incluiu três secretários de Segurança – Enio Bacci, José Francisco Malmann e Edson Goulart, quatro comandantes da Brigada Militar – Edson Ferreira Alves, Nilson Nobre Bueno, Paulo Mendes e João Carlos Trindade Alves, dois chefes de Polícia – João Carlos Martins e Pedro Rodrigues, cinco chefes da Casa Militar – Dalmo Itaboraí dos Santos, Edson Alves, João Batista Gil, Joel Prates Pedroso e João Oliveira Quevedo e quatro superintendentes da Susepe – Sérgio Fortes, Antônio Bruno Trindade, Paulo Roberto Zietlow e Mário Santa Maria. Haja estômago! (Maneco)

http://rsurgente.opsblog.org/

Cpers comemora 65 anos
Os anos passaram. Já são sessenta e cinco anos. No início era o Centro dos Professores, depois, com a Constituição Federal de 1988, veio a transformação em sindicato.

Ao longo desses anos, é possível contar e recontar cada etapa de construção dessa entidade que, para além do patrimônio econômico, acumulou uma boa base de iniciativas, de formulações, de articulações não só na defesa corporativa, mas também na revelação dos papéis sociais do magistério na história. Ajudou o Rio Grande do Sul a construir e a defender a escola pública; a escola que é direito de todos os cidadãos.

Governos entraram e saíram. Escreveram em seus planos de governo que a Educação é uma das áreas mais importantes, mas que, parodoxalmente, aporta poucos recursos. Talvez, seja essa contradição que tenha feito surgir uma categoria que se reconheceu como classe e que, por isso mesmo, solidária com as demandas da cidadania, dos direitos dos trabalhadores. Tanto que conquistou respeito junto à sociedade, tornando-se referência para os movimentos sindicais gaúcho e nacional. Hoje, figura entre os maiores sindicatos não só do Brasil, como da América Latina.

As lutas por uma escola pública de qualidade têm sido intensificadas à medida que a sociedade se organiza e exige o cumprimento desse direito. Muitos são os exemplos de atos e denúncias feitos pelo sindicato na defesa dessa escola pública.

Recentemente, a categoria mobilizada impôs ao governo mais uma derrota, quando impediu a política de reajuste zero e a implantação de teto salarial, uma forma disfarçada de alterar o Plano de Carreira dos Professores. E ainda esta semana o Cpers fez o lançamento da pesquisa sobre a situação das escolas públicas, que está sendo divulgada através da revista “Ensino Público Pede Socorro”. A falta de quase sete mil professores na rede pública estadual reafirma o modelo de gestão política do governo tucano no Rio Grande do Sul. O descompromisso com a Educação e com outras áreas sociais é visível. A escola de lata, a enturmação, a multisseriação, o fechamento de escolas são exemplos dessa prática de governo e, por isso mesmo, reprovadas pela sociedade.

Muitos anos, muitas lutas, mas, principalmente, uma presença firme, forte, construída com a participação de professores e funcionários, os trabalhadores da educação. Continuaremos nossa luta por uma educação pública de qualidade, acreditando que esta é umas das formas de se garantir a dignidade humana. E, porque fazemos acontecer essa história, cada colega se torna imprescindível. Só a luta coletiva transforma. Seja mais um sócio. Junte-se, lembrando o “uni-vos”, de Karl Marx.

Maria Elena Dutra Vila - Professora, representante municipal do Cpers em Rio Pardo e membro da diretoria do 18º Núcleo - Santa Cruz do Sul

Ângela Rocha | angela@gazetadosul.com.br
http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=131894&intIdEdicao=2087
 

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Retorno de Walna desagrada a setores do PSDB

by Marco Aurélio Weissheimer
Não andam nada boas as relações de uma parte significativa do PSDB gaúcho com o Palácio Piratini. Muitos tucanos não suportam a idéia de retorno da super assessora Walna Vilarins Meneses ao convívio íntimo da governadora Yeda. Na semana passada, o Diário Oficial trouxe a nomeação de Walna para o cargo de Coordenadora de Ações Administrativas do Palácio Piratini. Significa que ela retoma os plenos poderes que deteve desde o início do governo Yeda até o estouro dos escândalos dos quais é suspeita de participação. Depois disso, o clima político pesou muito e a governadora mandou Walna para Brasília, numa espécie de exílio para retirada de foco. Mas Yeda não é nada sem Walna e nem bem a poeira começou a baixar, tratou de trazê-la para bem perto de novo.

São justamente os plenos poderes que a governadora confere a Walna que deixam boa parte do tucanato revoltada. Um deles chegou a desabafar: “Também, a governadora se refere ao PSDB como ´partidinho`… Só esquece que o ´partidinho` deu a ela a maior honraria da sua história, ser governadora do Rio Grande”. O certo é que a nebulosa figura de Walna voltou a mandar e desmandar no governo. Pelo crivo dela passam nomeações, exonerações, toda e qualquer coisa relacionada à vida funcional dos personagens que ocupam cargos mais importantes do governo Yeda. A suspeita é de que a ira dos tucanos que não querem Walna por perto se deve à simpatia que ela nutriria pelo PMDB, muito mais do que por qualquer outro partido. Do ponto de vista da Operação Solidária, faz sentido, afinal, Walna seria interlocutora do governo com figurões peemedebistas como Eliseu Padilha e outros como Alceu Moreira e Marco Alba que, como ela, são investigados pela Polícia Federal.

Este é o estado das artes no governo gaúcho: além do espião político confesso Ricardo Lied como Chefe de Gabinete, Yeda tem agora ao seu lado, outra vez, a presença de Walna Meneses, indiciada por corrupção. Ou seja, a governadora e sua teimosia característica parecem confirmar o ditado popular de que “pau que nasce torto…” Que não se deixe de cogitar que Yeda, como bem lembra Adão Paiani em post neste blog, pode estar sendo obrigada a tomar a decisão de abrigar Walna no seio do governo. Ainda assim, não será menos responsável. Talvez até seja mais…

Só para lembrar: o povo gaúcho nunca recebeu uma explicação convincente sobre as ligações telefônicas e os encontros de Walna com Neide Bernardes (esta indiciada em quatro inquéritos da PF). Os policiais federais, entretanto, tem uma explicação: Walna seria o elemento de ligação entre investigados pelas fraudes e o governo do Estado. Neide, assim como Walna, é muito próxima de Chico Fraga, o chamado “homem de todas as fraudes” devido à suspeita de tenha tido participação tanto no escândalo do Detran quando nos episódios de favorecimento à empresas em licitações de obras de baragens e grandes estradas. (Maneco)

Foto: Palácio Piratini
http://rsurgente.opsblog.org/

sábado, 8 de maio de 2010

A Todas as Mães, nossa homenagem nesse Dia Especial


Uma simples mulher existe que,

Pela imensidão do seu amor,

Tem um pouco de Deus,

E pela constância de sua dedicação

Tem um pouco de anjo.

Feliz Dia das Mães!

São os votos da Diretoria e Funcionária do


Mandado do Cpers vai a julgamento na segunda, no TJ gaúcho

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça gaúcho vai se reunir, na segunda-feira para julgar o mérito do Mandado de Segurança coletivo impetrado pelo Cpers/Sindicato contra o ato da governadora Yeda Crusius que retirou parte da relativa autonomia gozada pelos associados em cargos de direção de escola na gestão da merenda escolar.

O Decreto Estadual nº 46.539/09 e a Instrução Normativa 02/2009, da Secretária de Educação do Estado, regulamentaram as chamadas "Caixas Escolares", associações civis criadas para gerenciar a verba recebida do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O Desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha é o relator da matéria. A sessão do Órgão Especial tem início às 14h, no 12º andar do prédio do Tribunal de Justiça, no Centro de Porto Alegre.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=217099


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Boa Escola para todos! Para quem?

Alguns governos, maliciosamente, acreditam que frases de efeito resolvem nossos problemas educacionais. Seria bom demais se resolvessem. Mas, como todos nós sabemos, não resolvem.

O Governo Yeda, então, criou na sua gestão o slogan: “Boa escola para todos”. Pura falácia.  Na verdade o que a gestão tucana faz de forma brutal e abominável é economizar com a educação.

Meu amigo educador, recomendo a leitura da pesquisa feita pelo CPERS/Sindicato nas escolas públicas da rede estadual, intitulada “O Ensino Público Pede Socorro”. Você encontra esse trabalho no site da entidade (www.cpers.org.br). Após acessar  o endereço eletrônico é só dar um “click” em publicações. Vale a pena ler o trabalho minucioso elaborado pela entidade.

Confesso que não fiquei surpreso com os resultados da pesquisa. Tenho visitado escolas da área de abrangência do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato e sei da penúria de muitos estabelecimentos.

Na pesquisa encontramos números alarmantes, como esse: 60% não possuem pessoal para atender a orientação educacional.

No meu entendimento, o grande paradoxo, completamente antagônico ao slogan “Boa Escola para todos”, é o número insuficiente de pessoal para os vários setores imprescindíveis a uma educação de qualidade.

Como frases de efeito não operam milagres, o que temos, na verdade, são bibliotecas fechadas, laboratórios de informática e outros setores indispensáveis a uma boa escola sem funcionamento.

Mas o descalabro não termina na ausência de profissionais em setores vitais à escola. Se analisarmos o setor infraestrutura, instalações físicas, em muitos casos a situação torna-se assustadora.

Conheço escola, por exemplo, que há anos espera por um muro de contenção para evitar deslizamentos e até o presente momento a obra não saiu do papel.

Outro slogan do atual governo do Estado que é uma grande mentira é a “Coragem para Fazer”. Por que grande mentira? A resposta é simples: O governo Yeda é um governo covarde, pois bate em manifestantes desarmados simplesmente porque estes ousam desmascará-la.

Mas não posso encerrar sem responder a pergunta que fiz ao intitular esse artigo. Boa Escola para todos! Para quem? Talvez para uma campanha de marketing enganosa, que tenta iludir a sociedade. Ou Boa Escola para o Déficit Zero, onde em nome desse, se concede um reajuste vergonhoso aos educadores com uma coragem, essa sim, verdadeira, de sucateamento dos estabelecimentos educacionais.

Finalmente, frases de efeito não resolvem os problemas da educação. O que resolve é investimento. Infelizmente, para esse governo, educação é despesa. E despesa que ameaça seu fraudulento Déficit Zero.

*O Professor Siden Francesch do Amaral é Representante 1/1000 e Diretor no 14º Núcleo do CPERS/Sindicato

Nota da Diretoria e da Assistente do Núcleo: Parabéns, Professor Siden, pela passagem do teu Aniversário! Muitas Felicidades e um grande Abraço!
Paulo, Marta, Míriam, Joana, Júlio, Ruth e Noé.

Governo Zero em Porto Alegre: muda o personagem, mas a inércia continua a mesma
by Marco Aurélio Weissheimer.
Por Paulo Muzell
Há uns quarenta dias, neste mesmo espaço, observávamos que no final da primeira quinzena de março o 2010 ainda não começara na Prefeitura. Logo em seguida Fogaça renunciou, abrindo espaço para o seu vice. O novo prefeito, mesmo antes de assumir, nas entrelinhas de suas primeiras entrevistas manifestou sua insatisfação com o estilo e o ritmo imprimido à administração da cidade pelo antecessor. 
Fortunati não podia, é claro, falar em “herança maldita”, mas se apressou em anunciar inúmeras mudanças e correções de rota. Ao afirmar que iria reativar o Orçamento Participativo, por exemplo, endossou as freqüentes críticas da oposição e, por via indireta, concordou que o OP tinha problemas, que não vinha sendo bem conduzido.

Neste início de maio, findo o primeiro quadrimestre do ano, verificamos que nada mudou: um quadro da mais absoluta inércia permanece em todas as secretarias e departamentos da prefeitura. Na SMAM e na área de Ciência e Tecnologia – órgão municipal recentemente criado – a pasmaceira é tão grande que certamente numa e noutra será possível ouvir o zumbido de uma mosca. Todos projetos -destas duas importantes áreas de atuação municipal – são quase trinta – não foram iniciados, registram no sistema de execução orçamentária da prefeitura EXECUÇÃO ZERO.

 Dos cerca de cento e oitenta projetos constantes na lei orçamentária 2010, cento e quarenta e oito não tiveram sequer um real comprometido, liquidado ou pago, o que corresponde a mais de 80% do total!

Ao entregar o projeto de lei do orçamento na Câmara, no final de 2009, Fogaça fez pose, encheu a boca e anunciou investimentos totais de 546 milhões de reais para este ano. Um verdadeiro recorde! Exagerou e mais uma vez prometeu o que não vai cumprir. Até agora foram investidos modestíssimos 49 milhões, 9% do valor previsto para o ano.

 Na Secretaria da Saúde, os três projetos principais – Sistema de Saúde da Restinga, HPS da Zona Sul e Hospital da Lomba do Pinheiro registram execução zero. No DEP o projeto “Obras do Sistema Contra Cheias da Cavalhada” também não avançou um milímetro, pelo quarto ano consecutivo. Na SMOV o projeto iluminação pública teve empenhados um mil e 700 reais! Não é preciso ser profeta para prever que a cidade vai continuar escura! A Cultura é outra secretaria com desempenho insuficiente: registra doze projetos não iniciados. Na SMT são mais cinco. A Secretaria de Esporte e Lazer é outra que não iniciou nenhum dos projetos previstos.

Quem, como eu, que regularmente consulta o sistema orçamentário da prefeitura se depara – invariavelmente – com uma interminável repetição de zeros. Depois de cada projeto a monótona, repetitiva sucessão de “zero no empenhado, zero no liquidado, zero no pago”. Constata que este governo faz muito menos do que promete, faz quase nada. E, circulando pela cidade se depara com o cenário triste de ruas sujas, esburacadas, alagadas e mal iluminadas.. Só pode concluir que esse governo se resume numa única palavra: ZERO!

http://rsurgente.opsblog.org/

terça-feira, 4 de maio de 2010

Os desencantos de Dorotéia

Naquela noite a professora Dorotéia, por alguns momentos, sentiu um desânimo atravessar a alma.

A educadora já estava cansada de ouvir discursos de como ter um mundo melhor, mas na realidade as mudanças vinham a passos de tartaruga claudicante. E quando chegavam, devido à lentidão que ocorriam,  já estavam obsoletas.

Dorotéia estava decepcionada com muitos que pregavam transformações quando estavam no palanque, que criticavam com veemência políticas economicistas, mas quando chegavam ao poder, ou quando estavam no outro lado da mesa de negociação tinham uma prática semelhante...

A educadora no seu desencanto percebera que o mundo se tornara escravo dos números. Que os governos adoravam os números, sendo que aos poderosos era destinada a combinação numérica mais alta, enquanto aos trabalhadores cabiam os mais insignificantes dígitos.

Parecia tudo um jogo de cartas marcadas... Assim, os discursos mostravam-se totalmente antagônicos com a prática.

Era um mistério, um paradoxo. Dorotéia já havia destinado, muitas vezes, seu voto a candidatos que prometiam um mundo melhor aos que produziam as riquezas do país, mas enquanto trabalhadora em educação o que havia recebido até agora era somente desrespeito e reajustes salariais que beiravam ao escárnio. 

E o Piso Nacional dos Trabalhadores em Educação não saía do papel. A conquista que muitos alardeavam como histórica dormia em berço esplêndido no Supremo Tribunal Federal.  Era também uma situação paradoxal, pois se todos os setores da sociedade eram unânimes em afirmar que a educação de qualidade era indispensável para o avanço do país, por que a decisão final sobre tão importante lei andava a passos tão lentos?

A Lei do Piso Nacional valorizava o trabalhador em Educação. Tinha sido aprovada para vigorar a partir de Janeiro de 2010. Agora, estava esperando por julgamento derradeiro no STF, e enquanto a decisão não saía continuava a procurar moedas em sua carteira para satisfazer suas necessidades básicas.

Então,  a educadora teve uma idéia: poderia fazer-se presente nesses comícios eleitorais de políticos enganadores vestida de palhaça como forma de protesto. Mas desistiu. E o que a levou a desertar da idéia foi também uma prática baseada em números, ou seja, economicista. Lembrou-se, imediatamente, após a brilhante idéia, de que com o que ganhava, poderia apenas comprar o narizinho de palhaço.

E assim, naquela noite, Dorotéia adormeceu um tanto quanto desencantada, na esperança que num sonho surgisse uma forma de protesto menos dispendiosa. Quem sabe uma ala de mendigos, analogamente a do genial Joãozinho Trinta.

O Professor Siden Francesch do Amaral é Conselheiro 1/1000 e Diretor no 14º Núcleo do CPERS/Sindicato.

PT retira quórum para evitar aprovação de trem da alegria
Depois de ter três emendas rejeitadas pela base governista, a bancada do PT retirou o quorum da sessão desta terça-feira (4) para evitar a aprovação de um novo trem da alegria. Desta vez, os beneficiados seriam os servidores públicos ocupantes de cargos de secretário de Estado. O projeto do governo, que deverá voltar à ordem do dia na próxima semana, permite a opção entre o salário do órgão de origem e o subsídio dos secretários, fixado em R$ 11.564,00. Quando a escolha recair sobre a primeira opção, os secretário terão mais uma gratificação de R$ 6.938,85. “A proposta atenta contra a lei do subsídios,  que não permite a incorporação de nenhuma espécie de penduricalho aos vencimentos dos secretários. Além do mais, é inaceitável a concessão de um benefício desta ordem para quem já teve um considerável reajuste no contracheque quando há pouco tempo a Assembleia aprovou migalhas para o magistério gaúcho”, criticou o líder da bancada do PT, Elvino Bohn Gass.

A gratificação,  retroativa a 1º de julho de 2008,  será estendida a ex-secretários. “Não há argumento lógico para justificar este verdadeiro trem da alegria. Tal como foi apresentada pelo governo, a matéria é casuística, inoportuna e, se for aprovada, será uma completa desmoralização para o parlamento”, considera o deputado Raul Pont (PT).

Para o deputado Adão Villaverde (PT), o projeto  do Executivo “representa uma distorção num estado em que a política salarial produziu uma verdadeira aberração entre os menores e os maiores salários pagos pelo Estado”.

As emendas do PT, rejeitadas em plenário, suprimiam a gratificação e a retroatividade da lei. Como já estava em processo de votação, a matéria não pode mais ser retirada da pauta. No entanto, a expectativa do PT é de que a base governista reflita sobre o assunto e se some à oposição para derrotar o projeto. “Feito isso, o governo poderá enviar uma nova proposta que estabeleça regras remuneratórias para os secretários sem os vícios e inconstitucionalidades do projeto original”, acredita Bohn Gass. 

Olga Arnt - MTB 14323 | PT   17:11 - 04/05/2010
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=246746

Ode aos professores**

Juremir Machado da Silva*

Recebi esta pergunta: "Por que o senhor defende tanto os professores?". Achei, inicialmente, a pergunta estranha. Afinal, a resposta sempre me parecera óbvia. Depois, comecei a responder para mim mesmo. Embora seja impossível estabelecer objetivamente um ranking de profissões, eu acho o trabalho de professor o mais importante que existe, especialmente o de professor de ensino fundamental e médio, função que nunca exerci, embora tenha chegado a passar num concurso. Sei da importância dos médicos, dos engenheiros, dos padeiros, dos lixeiros e de tantos outros profissionais. Mesmo assim, considero que o professor é a base de tudo.

Por pensar assim, sempre vejo como injustos e até mesmo absurdos os salários pagos aos professores do ensino público. Não consigo aceitar que qualquer jogador de futebol ruim ganhe mais do que um professor. Esperamos dos professores que eles eduquem os nossos filhos, dando-lhes conhecimentos e valores. Depositamos enormes esperanças na atividade desses mestres de poucos recursos e muita perseverança. Cobramos muito. Pagamos pouco. A desculpa é sempre a mesma: os cofres públicos não comportam salários maiores para uma categoria tão numerosa. Essa explicação sempre me parece fácil, simplória, hipócrita e até canalha. É uma maneira de lavar as mãos. A culpa não é só dos governantes. É da sociedade. Por que não nos organizamos para pagar melhor os professores? Outro dia, na Rádio Guaíba, o senador Paulo Paim nos garantiu que não existe o rombo da Previdência Social. Autorizou-me a chamar de mentiroso quem afirme o contrário. Não perderei a oportunidade.

De minha parte, farei uma afirmação categórica: a sociedade brasileira pode pagar melhor seus professores. Não o faz por não os valorizar suficientemente. Volta e meia, ouço alguém atacar os professores dizendo algo assim: "Se não estão satisfeitos que mudem de profissão". Nunca ouço argumento semelhante aplicado aos grandes proprietários que pedem subsídios aos governos. Os professores viraram saco de pancada. Os governantes empurram com a barriga o eterno problema dos baixos salários. Por toda parte, vejo professores trabalhando duro e ganhando pouco. Ser professor é cada vez mais difícil e bonito. Hoje, além de saber passar informações, é preciso saber educar num ambiente de liberdade. Muita gente tem saudades dos castigos corporais e dos métodos medievais nas escolas. São os mesmos que sentem saudade da ditadura militar e que fecham os olhos para a tortura.

Imagino um leitor conservador dizendo-se que estou empilhando clichês ou fazendo demagogia. Num ano eleitoral, eu espero que algum candidato apresente um plano consistente para a educação. Teria meu voto. Toda hora alguém diz que só a educação muda um país. Para que a educação mude um país, no entanto, o país precisa mudar a sua educação. Um bom começo seria pagar melhor os professores. Eu não me importaria de pagar mais impostos para isso. Pagar impostos pode ser muito bom. Faz bem para a sociedade. Não há serviços sem impostos. Jamais.

*Juremir Machado da Silva é jornalista e professor

**Artigo publicado no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre/RS, edição do dia 4 de maio de 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Atendendo pedidos e com profunda dor

 

DELIBERAÇÕES DO CONSELHO GERAL DE 30/04/2010

1) Lançamento público e debate nos Núcleos Regionais do CPERS da pesquisa sobre a situação das escolas públicas do Rio Grande do Sul, a ser divulgada na categoria através da revista “Ensino Público pede Socorro”.

2) Abrir o debate na categoria sobre as “Lições do Rio Grande”, de responsabilidade da Secretaria da Educação, a partir de subsídio proposto pela Diretoria do CPERS.

3) Aprovar nota pública do CPERS rejeitando a proposta da Secretaria da Educação de criação de plano de carreira dos profissionais das escolas técnicas do Estado do Rio Grande do Sul, por dividir a categoria e ameaçar o plano de carreira.

4) Realização do 7º Congresso Estadual do CPERS nos dias 30/07 (6ª feira), 31/07 (sábado) e 01/08/2010 (domingo), no Plaza San Rafael, e encaminhamento do debate pré-congressual através das Assembleias dos Núcleos Regionais. 

5) Realização do Encontro Estadual dos Aposentados em novembro de 2010, em dia a ser definido pela Diretoria Central.

6) Realização do Encontro Estadual de Funcionários de Escola em 15/10/2010.

7) Pressão para que não sejam votados os três projetos relativos ao IPE, que se encontram na Assembleia Legislativa, por ferirem os interesses dos servidores públicos e prejudicarem financeiramente o Instituto. 

8) Moção dirigida ao Presidente da República reivindicando que não assine a Medida Provisória que transforma a Empresa de Correios e Telégrafos em Sociedade Anônima. 

Em 3/5/2010
Clovis Oliveira - Secretário Geral do CPERS-Sindicato
Diretoria do CPERS/Sindicato.

Rejeitamos a proposta de plano de carreira para os profissionais das escolas técnicas do Estado proposto pelo Secretário da Educação

1) A proposta de plano de carreira para os professores das escolas técnicas, formulada pelo Secretário da Educação, tem o propósito de dividir a nossa categoria, rompendo a sua unidade. É mais uma investida contra o Plano de Carreira, perigosa e ameaçadora, como todas as demais iniciativas que tiveram.  

2) Quando o Secretário da Educação apresentou sua proposta de um novo plano de carreira no dia 7 de abril, disse que “as escolas técnicas da rede estadual terão um plano de carreira específico”. Além da forma equivocada com que o Secretário se expressa, porque escola não tem plano de carreira, quem tem é o profissional, salta aos olhos a forma autoritária como apresenta a medida, de cima para baixo, sem ouvir a categoria, sem debate nas escolas, enfim, como uma imposição, utilizando o mesmo método anti-democrático que o seu governo sempre usou em relação à categoria.

3) O Secretário da Educação pretende criar uma legislação específica para os profissionais das escolas técnicas, por entender que as suas funções “vão além das desempenhadas por docentes e funcionários da Educação Básica”. Quanto preconceito e elitismo revelam estas palavras! Por acaso os professores não são hoje, em sua quase totalidade, detentores de curso superior, portanto, com a devida qualificação? Por exemplo, qual a diferença de complexidade que existe entre as atribuições de uma alfabetizadora e as de um professor de uma disciplina técnica? E os funcionários das escolas estaduais, por acaso não possuem a escolaridade necessária para o desempenho do cargo?

4) O Secretário da Educação diz que a sua proposta “é uma reivindicação antiga de professores e servidores da Educação Profissional”. Será verdade? No CPERS nunca nos chegou esta reivindicação, nem ouvimos falar que esteja em debate nas escolas técnicas, embora não ignoremos que o Secretário da Educação seja professor de escola técnica.

5) Ao invés de preocupar-se em dividir os educadores, criando uma pequena corporação, forma apropriada para o privilegiamento de uma parte da categoria, e um “plano B” para fugir dos baixos salários, a obrigação de um Secretário da Educação é, antes de mais nada, encaminhar a valorização profissional de todos os trabalhadores em educação, de uma forma igualitária e democrática.   

Conselho Geral do CPERS-Sindicato
Em 30/4/2010.

domingo, 2 de maio de 2010

Caso Eliseu: carta endereçada ao MP leva promotores a investigar integrantes do PTB

Assassinato de Eliseu Santos começa a ser tratato como "queima de arquivo" político

Dinheiro de corrupção na Saúde iria para PTB
01.05.10 - 23:57  Foto: CP Memória

Uma carta encaminhada ao Ministério Público por uma pessoa muito próxima a Eliseu Santos começa a fechar o quebra cabeça que intrigava os promotores do Tribunal do Júri sobre o assassinato dos ex-secretário da Saúde. O conteúdo dá detalhes sobre as angústias e medo do ex-prefeito de Porto Alegre dias antes da morte dele no bairro Floresta, em Porto Alegre, dia 26 de fevereiro. A carta mostra as “repartições” políticas dentro da secretaria e os agentes que estariam por trás dos interesses da Empresa Reação, que serviria como uma fonte para arrecadação de recursos para o PTB. A carta que a reportagem da Rádio Guaíba recebeu também foi enviada ao Ministério Público e a vereadores de oposição.

Endereçada no início de abril, ela veio corroborar as certezas sobre a propina e as suspeitas de participação de caciques do PTB gaúcho no desfecho da morte de Santos. “O Eliseu tinha a boca muito grande”, disse um membro do Ministério Público.


A carta traz relatos sobre a repercussão, dentro da secretaria da Saúde, quando o escândalo da Reação estourou na Câmara de Vereadores, no ano passado. Eliseu Santos teria chamado José Carlos Brack, presidente municipal do PTB, para tirar a limpo a situação. Brack teria garantido a Eliseu que nem ele e nem o partido estariam envolvidos com a corrupção. José Carlos Brack, segundo apura o MP, teria um “escritório” dentro da secretaria da Saúde para arrecadar dinheiro para o PTB através de contratos emergenciais.

A nova etapa de investigação do Ministério Público conduz a morte de Eliseu Santos como uma “queima de arquivo”, disse um dos promotores. A suspeita de crime político está associada a recursos arrecadados irregularmente através do contrato com a Empresa Reação e outros convênios. Divergências sobre a corrupção, valores e destinatários teriam resultado na ordem para a execução de Eliseu Santos. O presidente municipal do PTB foi ouvido pelo Ministério Público na última semana. “Fui ouvido apenas como um ex-assessor do secretário. Não teve esquema de propina”, disse Brack.

A carta também revela que, na semana antes de morrer, Eliseu Santos teria ido a Brasília para resolver pendências junto ao Ministério da Saúde e aproveitaria a oportunidade para conversar com o senador Sérgio Zambiasi sobre as divergências com Brack. "Mais uma vez, mostrou o coldre e revólver que trazia à cintura, e dizia que estava preparado para enfrentar 'os meliantes'. Parecia intuir", conta a carta.

A denúncia do MP aponta oito pessoas como as responsáveis pelo crime, entre elas Jorge Renato Hordoff de Mello, administrador da Reação, e Marco Antônio Bernardes, ex-assessor jurídico da Secretaria Municipal da Saúde.


Fonte: Correio do Povo - Câmera 2