Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Educação Infantil Turno Integral em São Leopoldo

O prefeito e o vice divertindo-se às custas dos leopoldenses!
28.05.15
Somos um grupo de pais de São Leopoldo e estamos lutando e reunindo assinaturas no abaixo-assinado contra um decreto do governo que acaba com o turno integral nas creches do município. Decreto esse que fará com que pais e mães de crianças que precisam trabalhar para sustentar a casa - a partir do primeiro semestre de 2016 - só poderá deixar seu filho na creche em um turno. E no outro? Só Deus sabe.

Alguns conseguirão apertar as contas, fazer vaquinha na família e não almoçar mais (já que terão que retirar seu filho de uma creche ao meio dia para levar para outra) para levar para uma creche paga. Mas esses são poucos, a imensa maioria não saberá o que fazer, tentar deixar com avós ou conhecidos, e muitos deixarão nas ruas. Sim nas ruas. Tem mães que levam seus filhos para as creches de carroça. Muito provavelmente essas crianças ficarão andando de carroça pela cidade no outro turno ao invés de estar na escola. 

Estamos a mais de 2 meses enviando emails e tentando fazer contato com os jornalista da RBS, SBT, BAND, RECORD, para conseguir uma nota sobre a NOSSA AUDIÊNCIA PÚBLICA, SOBRE A REDUÇÃO DO TURNO NAS CRECHES MUNICIPAIS DE SÃO LEOPOLDO, QUE ACONTECERÁ NO DIA 16/06, NA CÂMARA DOS VEREADORES DE SÃO LEOPOLDO.

Mas parece que a educação não é prioridade de ninguém nesse País. Educação não precisa de espaço nos jornais e TVs??? Ou será que estamos errados? Será que encontraremos algum veículo de comunicação a se importar com a educação e nos dar espaço para um post sobre o assunto e nos ajudar a informar a sociedade, principalmente os moradores de São Leopoldo, que na sua maioria não está sabendo dessa situação, que está sendo levada adiante de forma ardilosa, silenciosa e quase criminosa pela prefeitura de São Leopoldo. E como conseguimos no máximo até hoje uma notinha no jornal Vale dos Sinos, as pessoas só ficarão sabendo quando já não houver mais nada a ser feito.
Fabiano Neves, Representante dos Pais.




#SOS Educação Pública – um manifesto da CNTE
Publicado em 28.05.2015 18:21
A educação brasileira continua desvalorizada na maior parte dos estados e municípios. Faltam professores nas escolas, as salas de aula continuam superlotadas, grande parte dos gestores insiste em descumprir a Lei do Piso Salarial do Magistério, os funcionários da educação não conseguem ter acesso à profissionalização e, quando têm, não são valorizados nos planos de carreira.

Na esfera federal, contrariando o lema do governo, ‘Brasil, Pátria Educadora’, o ajuste fiscal contingenciou R$ 9,42 bilhões em investimentos no Ministério da Educação este ano, impondo restrições a políticas importantes de expansão e qualificação das redes escolares e universitárias.

Em uma mobilização nacional pela valorização da escola pública, neste dia 28 de maio, a CNTE promove o movimento #SOS Educação Pública, uma ação que convoca todos os brasileiros a se vestirem de preto e sair às ruas, ir para as escolas e para as redes sociais com faixas, cartazes e a hashtag da campanha, numa demonstração de apoio à Educação e aos educadores.

São quase 50 milhões de estudantes da educação básica pública e mais de 2,5 milhões de trabalhadores em educação vítimas da falta de estrutura das escolas e sem investimento ou valorização por parte dos governos federal, estaduais e municipais.

Os educadores brasileiros lutam por questões fundamentais, como o cumprimento da Lei do Piso e, acima de tudo, condições para oferecer uma educação de qualidade, laica, democrática e com acesso e permanência garantidos a todos os estudantes. Uma das pautas da manifestação é o cumprimento dos prazos estabelecidos no Plano Nacional de Educação, que garantem entre outras metas, a equiparação salarial dos trabalhadores em educação ao rendimento de outros profissionais com mesma formação até o final do 6º ano da vigência do plano.

É preciso, ainda, cobrar urgência de estados e municípios na aprovação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, garantindo o processo democrático e a consonância desses planos com o PNE. O prazo termina no dia 24 de junho.

A mobilização nacional do dia 28 quer também dar maior visibilidade às greves da educação, que contam com extrema repressão e falta de diálogo por parte dos gestores públicos, a exemplo do triste episódio do Paraná em que a Polícia do governador Beto Richa agrediu covardemente os trabalhadores em greve.

Hoje, sete estados estão em greve - Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe – e outros dois estão em Estado de Greve - Pernambuco retoma a paralisação na sexta-feira e Tocantins também vai parar. A educação brasileira pede socorro. #SOSEducaçãoPública
http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/15024-sos-educacao-publica-um-manifesto-da-cnte.html



"Abrigos devem ser casas e não prisões."
Papa Francisco
31.05.15
Fiquei sabendo, na sexta-feira, que já está sendo desocupado o Centro de Especialidades, em frente ao Hospital Centenário, local que pretendem transformar no “Jardim do Éden” para os idosos que hoje residem no Lar São Francisco.

Espero que o Poder Público não esteja desconsiderando, desrespeitosamente, a opinião daqueles que, com motivos fundamentados, estão contra esta medida; que não esteja desconsiderando a opinião popular e principalmente a dos mais interessados: os idosos e trabalhadores do serviço.

A impressão que dá é que a questão do Lar fica em segundo plano diante de tantos problemas criados pelo Governo Municipal como escalonamento de salários dos servidores municipais, aumento zero, término de turno integral nas escolas, entre outros.

Mas não devemos esquecer que temos espaços democráticos para esta discussão como Conselho do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social de São Leopoldo, Câmara Municipal, Grupos de Convivência dos Idosos, etc.

Porém, precisamos estar atentos. Às vezes, o que é dito não se escreve: a Psicóloga do Lar São Francisco foi transferida, mesmo com a palavra, alta e em bom som na última reunião do CMAS, da Secretária de Desenvolvimento Social, de que não mexeria com a equipe. Não cumpriu com sua palavra. Foi lastimável, desprover o Lar de uma Psicóloga, logo agora que os próprios gestores estão colocando os idosos do Lar em vulnerabilidade. Esta psicóloga, que foi transferida arbitrariamente, está terminando sua especialização em gerontologia na Unisinos!

Precisamos considerar que mais idosos precisam de vagas e que não estão sendo atendidos em função deste impasse. Pergunto para onde está indo a Política Pública de Assistência ao Idoso do nosso município?

Porém, a Comissão de Mobilização em Defesa do Lar continua se reunindo, buscando subsídios e se alicerçando para trazer uma maior tranquilidade aos idosos do Lar São Francisco e, também, para que a Prefeitura volte a garantir as 40 vagas que comporta o atual prédio do Lar São Francisco. 

"Um povo que não cuida de seus idosos e avós e os maltrata é um povo sem futuro, pois perde a memória e vive separado das próprias raízes."
#‎ApoioLarSãoFrancisco‬
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo e, Maria Cristina Nagel, Atendente Social e Dirigente na Comissão de Mobilização em Defesa do Lar.


Lembram dessa reportagem de 22/06/2012?
Mulher mantida em porão de casa agora vive em lar para idosos no RS
Essa idosa, assim como todos os demais, estão muito bem cuidados no Lar, atualmente!
(http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/06/mulher-mantida-em-porao-de-casa-agora-vive-em-lar-para-idosos-no-rs.html)

Nenhum comentário: