Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

A educação na calçada!

Por Siden* - 31.07.13

A atitude é intrigante...

Por que o Governo Tarso não  recebe a direção do CPERS/Sindicato no Piratini, “recepcionando-os” somente na calçada do Palácio?

Antes de mais nada, convenhamos,  é uma grosseria gigantesca!

Fico conjeturando...

Seria por medo?

Não pode ser. Afinal, que governo seria esse que tem medo de receber educadores no Piratini?

Seria uma  tentativa de humilhar a categoria?

Mas, neste caso  seria uma “atitude redundante”. Já humilha bastante os Trabalhadores em Educação com o Piso Salarial que não lhes é pago e com as condições físicas lamentáveis das escolas que oferece aos educadores para realizarem seu trabalho e aos estudantes, para o aprendizado.

Continuo conjeturando...

Por que o Governo Tarso não recebe os representantes da categoria no Piratini?

Seria por vergonha?

Quem sabe...  Vergonha...

Afinal, a Lei do Piso, que o Executivo estadual descumpre tem a assinatura do governador.

Pode ser vergonha...

Ou quem sabe covardia?

Talvez, o Governo Tarso não tenha coragem de olhar nos olhos dos educadores depois de tanta enganação...

Ou quem sabe um misto de vergonha e covardia?

Afinal, que ameaça pode oferecer os representantes dos Trabalhadores em Educação para não serem convidados a entrar no Piratini,  sendo apenas  recebidos na calçada?

Seria vergonha ou covardia? Ou ambas?

E o enigma continua... Por que o Governo Tarso não recebe os educadores no Piratini?

Quem sabe a resposta esteja evidente: falta de educação!

Falta de uma boa educação! Essa boa educação que a gestão estadual,  agora, sonega ao povo gaúcho.

Quem não tem... Não valoriza!

Desfeito o enigma!  Educação e mentira são termos que não condizem...

Pois, pessoas com boa educação honram a palavra, promessas... Assinaturas, então...

Como já disseram,  a educação é a base de tudo!

Assim, enquanto empresários e banqueiros são recebidos com pompas nas salas suntuosas do Palácio, a Educação é “recepcionada” na calçada!

Essa postura do Executivo estadual carrega um simbolismo eloquente, demonstrando a quem a administração estadual serve, desmistificando qualquer discurso de cunho apenas eleitoral, para não dizer “eleitoreiro”...

Mas  o que se poderia esperar de uma gestão que colocou seu discurso no lixo, que contesta judicialmente com desculpas “esfarrapadas” uma lei que tem seu “chefe” como signatário?

Finalmente, num país onde os educadores são recebidos de forma acintosa, na calçada, pelo gestor público, esse faz jus à posição vexatória que se encontra no ranking internacional de educação. Também, por isso, é que estamos onde estamos!...

*Siden Francesch do Amaral é Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.

 


A reforma política e as promessas
*Neida de Oliveira
As manifestações que tomaram conta do Brasil em junho e que até agora não cessaram, evidenciam, além de toda a demanda em relação aos serviços públicos, a total falta de credibilidade dos tradicionais partidos e dos políticos. Os trabalhadores não acreditam mais naqueles que se dizem seus representantes.

Como forma de desviar a atenção do povo, governo e mídia passaram a tratar o tema da Reforma Política como a saída para os problemas brasileiros. Quem sabe com o voto facultativo, ou com o voto distrital, ou em lista aberta ou fechada, não vão mais faltar vagas nos hospitais, a educação finalmente será de qualidade e os trabalhadores receberão melhores salários, inclusive os aposentados!

Parece desespero! Além da política do espetáculo – Copa, Olimpíada, visita do Papa –, o governo coloca uma verdadeira “tropa de choque” para defender a necessidade desta tão desnecessária reforma. Quem sabe ela poderá elevar os índices de popularidade de Dilma, Tarso, Cabral, Haddad, Alckmin e tantos outros?

O governador do RS, Tarso Genro, apresentou seus argumentos. Na mesma entrevista em que tentou explicar o aumento do número de CCs no seu mandato e o reajuste de 120% que concedeu a estes, disse que é inaceitável a prática de doação para campanhas eleitorais pelas empresas. Mas ele e seu partido não são financiados por bancos, empreiteiras, laboratórios etc.? Como assim, então, inaceitável?

Mas vamos lá! Vamos topar este desafio. Mas com uma condição: que o governador também aceite a cláusula da revogabilidade dos mandatos. Que fique expresso na lei que aqueles que não cumprirem com suas promessas de campanha percam seus mandatos. Por exemplo: se um candidato a governador afirmar, publica e peremptoriamente, que vai pagar o piso para os professores e também criar uma lei estadual para os funcionários de escola receberem este mesmo piso salarial e não cumprir o que afirmou, ele deve deixar o cargo. Imediatamente!

*NEIDA DE OLIVEIRA é 1ª vice-presidente do CPERS/Sindicato

http://www.cpers.org.br/index.php?&menu=36&cd_artigo=463

.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Semestre começa com falta de profissionais e problemas de infraestrutura nas escolas estaduais

30/07/2013 10:51
Como tem acontecido nos últimos anos, o início do segundo semestre letivo do ano começa com falta de profissionais e com as escolas da rede estadual enfrentando uma série de problemas de infraestrutura.

Em Cruz Alta, a Escola Margarida Pardelhas tem dois prédios interditados. Situação semelhante é enfrentada pela Escola Justino Costa Quintana, em Bagé. O segundo piso do prédio da escola encontra-se interditado, com os alunos tendo aulas num saguão com divisórias improvisadas.

Já na cidade de Pelotas, o problema é a falta de profissionais, sobretudo funcionários de escola. Essa é a realidade das escolas Areal e Francisco Simões e do Instituto Assis Brasil.

Em São Leopoldo, os principais problemas estão relacionados à falta de profissionais. Faltam professores e funcionários nas escolas Emílio Sander e Pedro Schneider. Na Olindo Flores, faltam professores.

Em Novo Hamburgo, faltam professores e funcionários nas escolas Senador Alberto Pasqualini, Ignácio C. Plangg, Madre Benícia, Vila Becker e Dom Pedro II.

Em Porto Alegre, também faltam professores. Esse é o caso, por exemplo, do Colégio Júlio de Castilhos. O colégio tem carência de professores de Sociologia, Filosofia e Geografia.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
www.cpers.org.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3556
Por Siden Francesh do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.

 .

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Homologação do horário pedagógico

Paulo Sérgio Santos Rocha* - 28/7/13
Foi regulamentado o parecer 18/12 do Conselho Nacional de Educação que trata da redução da carga horária do professor para atividades extraclasse em conformidade com a lei do piso, o ministro da educação Aloisio Mercadante (PT) prometeu homologar o parecer. Com a regulamentação, o docente terá mais tempo fora da sala de aula para programar melhor o seu trabalho e, de quebra, vai de encontro ao entendimento de muitos gestores que alegam que já cumprem a redução.

Observa-se que, para o cumprimento do disposto na lei, não se pode fazer uma grande operação matemática para multiplicar as jornadas por minuto e depois distribuí-los por aulas, aumentando as jornadas de trabalho, ou seja, poderá haver jornada de 40 horas semanais, com aulas de 50 ou 45 minutos, obedecendo a redução de 1/3, com isso, o docente terá 26 horas-aula em sala de aula. De acordo com o parecer, a redução pode ser aplicada de forma gradativa. Em 2012, a justiça determinou que a Prefeitura de Teresina cumprisse a redução do horário pedagógico, na época, o município recorreu, alegando impacto financeiro e o Tribunal de Justiça se posicionou novamente a favor dos professores, no entanto, a lei não é cumprida em sua integralidade. Alguns docentes decidiram entregar turmas de suas aulas excedentes baseados nas decisões judiciais favoráveis à categoria. 

Percebe-se má vontade para resolver o problema, pois, a lei completou cinco anos e houve tempo suficiente para as redes de ensino se adaptar, de maneira que, sem entendimento, muitos alunos estão sem aula, devido à entrega de turmas e todo ano há paralisações e greves como forma de pressionar os governantes a cumprirem uma lei nacional. A justiça determinou que o governo do Piauí pagasse o piso nacional da categoria sem a incorporação de vantagens ou gratificações e cumpra a redução da carga horária. A decisão foi com base em Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público através da promotora Leida Diniz, atendendo a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (SINTE). A rede estadual de ensino também não cumpre a norma. Como consequência, muitos docentes estão sobrecarregados, sem tempo de elaborar aulas, corrigir trabalhos e provas, se qualificar, de modo que, nestas condições, é impossível ter qualidade no ensino. O governo do maranhão propôs aos professores que estão com carga horária excedente que não abandonem as turmas e que pagará em forma de aulas extras e muitos professores aceitaram. O acordo foi um arranjo do governo para não contratar novos profissionais denuncia o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão.
Fonte: sinproesemma.org.br

Portanto, para que se tenha uma educação pública de qualidade é imprescindível valorizar o professor, cumprindo com as determinações legais que favorecem melhores condições salariais e de trabalho como a redução da carga horária. Só assim, com um docente valorizado é que o país terá um serviço educacional de qualidade, alcançará melhor o seu desenvolvimento e terá futuros cidadãos que terão melhores oportunidades de trabalho e renda.

*Paulo Sérgio Santos Rocha é professor e escreve artigos para o Dever de Classe.
Por Siden

 

A primeira forma de valorizarmos o professor hoje é cumprir o piso. Eu reconheço que é um reajuste forte e que há dificuldades reais. Agora, nós estamos falando em pouco mais de dois salários mínimos. Se nós quisermos ter professores de qualidade no Brasil, é preciso oferecer salários atraentes. Se não, tudo o mais que estamos falando não vai acontecer a médio prazo. Além disso, há a discussão da jornada, que deve ser um objeto de ampla negociação com os professores e entidades sindicais. A hora-atividade não pode ser tratada como uma questão trabalhista, desassociada de uma dimensão pedagógica.
Aloizio Mercadante, Ministro da Educação, portal IG, 06.03.12
.

sábado, 27 de julho de 2013

CONTAGEM REGRESSIVA DOS 1000 DIAS...

Por Siden*
Não, não irei falar do frio... Foi congelante...

Quem sabe eu devesse falar do Piso Nacional, novamente...

Vem “massa polar, vai massa polar”... e a Lei não é cumprida!

O Governo Tarso  aproxima-se dos 1000 dias FORA DA LEI!

Quem sabe, se devesse, fazer essa contagem regressiva?

Quantos dias faltam para a administração estadual atingir os 1000 ao “arrepio da Lei”?

E a hora atividade? E a liminar?

Pela contagem do site do CPERS/Sindicato deve hoje, domingo, dia 28 julho de 2013,  completar 940 dias que o Governo Tarso nega esse direito aos educadores(as).

Se estiver correto em minhas projeções deve fechar os 1000 dias no final de setembro.

Mas, então,  pela mesma contagem faltam 60 dias para atingir os 1000.

Não adianta falar em percentuais, quando se descumpre a Lei...

Basta de enganação!

O governador, em diálogo com a professora em Erechim, disse que é necessário que reconheçamos... A educadora inteligente e corajosamente respondeu que "dar completivo não é cumprir a Lei que o Sr. assinou"...

Parabéns à professora!

A verdade é essa: o Governo Tarso não cumpre a Lei! Há quase mil dias...

Também não cumpre a hora atividade. Faz parte da mesma Lei.

Até quando?

Vamos fazer a contagem regressiva dos 1000 dias?
 
*Siden Francesch do Amaral é Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.
.

Educadores: Agendem-se!

Fonte: 20º Núcleo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

MPC emite parecer desfavorável às contas do Piratini de 2012

Atenção: Este Blog não faz comercial. Não clique em nenhum link empresarial.
Documento destaca 30 itens, entre os quais descumprimento no investimento em saúde e educação
26/07/2013 18:50
O Ministério Público de Contas emitiu parecer prévio desfavorável às contas de 2012 do governo do Estado. Em um documento de 31 páginas, o MPC citou irregularidades e descumprimento de percentuais mínimo aos exigidos nas áreas da saúde e da educação. É a quinta vez consecutiva que o MPC rejeita as contas do Piratini.

• Parecer do MPC
O exame nas contas do governo foi realizado pela Equipe Técnica do Serviço de Auditoria, Instrução do Parecer Prévio e Acompanhamento da Gestão Fiscal. Nos trabalhos, 30 itens foram destacados como passíveis de esclarecimentos, dentro os quais 25 ainda de exercícios anteriores.

No documento, a equipe técnica diz ter encontrado reiterados episódios de criação de obstáculos à atuação do controle externo.
http://portallw.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=504068
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo/Cpers-Sindicato.
.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Daer deve pagar multa por não fazer licitação de linhas entre municípios

25/07/2013
A 3ª Vara da Fazenda Pública da Justiça gaúcha determinou a aplicação de multa retroativa a 14 de maio de 2002 por descumprimento de decisão liminar ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A medida se dá pela não realização de licitações para o transporte intermunicipal. Pela decisão, a autarquia pagará multa diária de R$ 1 mil por cada contrato de concessão rodoviária vencido até a realização das licitações. O pedido foi feito pela promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público.

Conforme o pedido, assinado pelo promotor de Justiça Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, todas as concessões encontram-se com prazo vencido. Depoimentos de servidores ao MP atestaram que, “após o término dos contratos, não são abertos os necessários processos licitatórios e a linha continua a ser explorada pela empresa concessionária mediante simples ordens de serviço”.

Na determinação desta segunda-feira, a juíza Andreia Terre do Amaral considera que não é plausível o argumento do Daer de que é impossível licitar as linhas sem uma lei que discipline o Sistema de Transporte Público Intermunicipal de Passageiros. Seguindo sugestão do MP, a magistrada advertiu os representantes da autarquia de que o prejuízo causado ao erário pelo pagamento de multa por descumprimento de ordem judicial, além do crime de desobediência, caracteriza ato de improbidade administrativa.


Procurado pela reportagem, o Daer informou, por meio de sua assessoria, que ainda não havia sido notificado oficialmente da decisão.
 

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=130268

 

Caravana do governo estadual no Interior começa pela Serra Gaúcha
25/07/2013
[...]
A primeira parada do roteiro foi em Bento Gonçalves, [...] na sede da vinícola Salton, e o governador ressaltou investimentos para o setor vitivinícola, por intermédio dos bancos de fomento BRDE, Badesul e também o Banrisul.

Tarso lembrou aspectos produtivos da região e destacou a ordem de início para cerca de 40 obras em acessos municipais. O governador chamou a atenção para o início da recuperação de mais de 300 quilômetros de estradas ainda em 2013.
[...]
O secretário do Planejamento e Promoção do Investimento, Mauro knijnik, destacou investimentos na ordem de R$ 104 milhões, via BRDE, para a vitivinicultura. Apenas a Salton financiou cerca de R$ 29,8 milhões em melhorias no parque industrial.

Na sequência da jornada, o setor continuou na pauta. Em Pinto Bandeira, foram anunciados investimentos de R$ 1,7 milhões do Badesul para a vinícola Geisse e R$ 8 milhões para a Aurora.
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=130263
.

domingo, 21 de julho de 2013

Frio de Julho

Por Siden* - 21.07.13
Estou em contagem regressiva...

Falta pouco mais de sessenta dias...

Pouco mais de sessenta dias para o Governo Tarso pagar o Piso?

Bem, estou me referindo a pouco mais de sessenta dias para terminar o inverno!

E o Piso Nacional?

Tive um arrepio...

Presságio?

Não. Foi de frio.

Não gosto de frio.

Já me disseram que nasci em Estado errado.

Pois é! Tem algumas coisas que não escolhemos...

Outras podemos decidir...

Cada vez que ouço que  se aproxima uma frente polar começo a tremer...

Vejo o governador dizer à professora que o “completivo” é provisório.

Lembro-me de todos “os provisórios” que se tornaram permanentes no Brasil...

Outro arrepio. É o frio de Julho...

Vejo, ainda, o governador dizer à educadora que agora somos tratados com dignidade...

Como dignidade? Somos recebidos na calçada do Palácio!

Mais um arrepio...

É o frio!

Falta um pouco mais de sessenta dias para acabar o inverno...

Estou sendo otimista!

E o Piso?

Outro arrepio! De frio?

Não, “ao arrepio da Lei”!

*Siden Francesch do Amaral é Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo/Cpers-Sindicato.

 

Joaquim Barbosa usa empresa e compra imóvel nos Estados Unidos
Presidente do STF adquiriu apartamento que pode custar até R$ 1 milhão
21/07/2013 20:29
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, comprou um apartamento em Miami (EUA) no ano passado, usando uma empresa que abriu para obter benefícios fiscais no futuro. O valor do imóvel é estimado entre R$ 546 mil e R$ 1 milhão.
[...]
http://portallw.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=503669
 


Leia no Blog Opinião Dorotéia:
De fato, o rei está nu, mas de gravata, por Juremir Machado da Silva


Brasil é responsável por 2,7% da produção científica mundial, destaca presidente da SBPC
Heloisa Cristaldo - 22/07/2013 - 6h44
Recife - O Brasil é responsável por 2,7% da produção científica mundial, mas ainda ocupa a 58ª colocação entre os países mais inovadores do mundo, destacou a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, durante abertura da 65ª reunião anual da entidade na capital de Pernambuco.

O encontro deve reunir, até sexta-feira (26), mais de 23 mil pessoas entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, gestores do setor e estudantes, com o tema central Ciência para o Novo Brasil. “O novo Brasil, que já é a sétima economia do mundo, tem ainda que vencer grandes desafios para estar realmente inserido na economia basilar pelo conhecimento”, destacou na noite de ontem (21).

De acordo com Helena Nader, aumentar o investimento em educação é um dos fatores necessários para superar os obstáculos referentes ao crescimento da ciência no país. “As manifestações de rua, que vêm ocorrendo nas principais cidades brasileiras, têm em suas pautas de reivindicações a melhoria da educação. O Brasil ainda está em débito com seus cidadãos, no que se refere ao ensino de qualidade, desde a pré-escola ao ensino superior.”
[...]
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-22/brasil-e-responsavel-por-27-da-producao-cientifica-mundial-destaca-presidente-da-sbpc


Atenção Núcleos:
Governador Tarso Genro fará caravana pelo Interior a partir de quarta-feira 
Até sábado, comitiva percorrerá 1,4 mil quilômetros e visitar pelo menos dois municípios por dia 
21/07/2013 | 21h27
De quarta-feira a sábado, o governador Tarso Genro e a equipe do secretariado pretendem percorrer 1,4 mil quilômetro e visitar pelo menos dois municípios por dia.

As atividades fazem parte da 2ª edição da Interiorização Itinerante. Um ônibus estampando as cores da bandeira do Rio Grande do Sul deve levar a comitiva a 10 municípios de cinco regiões do Estado.

 
O grupo sairá de Porto Alegre na quarta-feira, após o almoço de lançamento da 36ª Expointer. O objetivo da caravana é divulgar, fiscalizar e apresentar obras e projetos.

Na primeira parada, prevista para o dia seguinte ao início da viagem, o governo irá apresentar um conjunto de ações para celebrar o Dia do Colono, como a assinatura de convênios com sindicatos rurais e agricultores de Teutônia, no Vale do Taquari, e Sarandi, no norte do Estado.

Já no sábado, em Santo Ângelo, nas Missões, será oficializado o complemento de renda para centenas de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. O roteiro completo será divulgado hoje pelo Piratini.

Em 2012, a caravana organizada pelo governo do Estado visitou 17 municípios, em um roteiro que se estendeu por cinco dias. A maioria dos secretários acompanhou a viagem, cujo tema principal era a prestação de contas.

Tarso lembrou, na época, que a inspiração para a iniciativa veio dos seus tempos de prefeito da Capital, quando, uma vez por mês, percorria de ônibus os bairros para ouvir a população das periferias e verificar como estavam os serviços, além de conversar com lideranças sobre os investimentos regionais.

Roteiro da viagem

Veja por onde a comitiva vai passar de quarta até sábado

— Serra: Bento Gonçalves e Pinto Bandeira

— Vale do Taquari: Teutônia

— Norte: Tio Hugo e Sarandi

— Noroeste: Catuípe, Giruá, Ibirubá e Panambi

— Missões: Santo Ângelo
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/07/governador-tarso-genro-fara-caravana-pelo-interior-a-partir-de-quarta-feira-4207554.html

.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Governo gaúcho tem quase 3 mil servidores com cargo de confiança

Casa Civil justifica aumento de 256 CCs para ampliação dos programas de governo
Leandro Staudt - 19/07/2013 16h36
A/c de 01.01.13: R$ 1.567,00 e 7 horas/atividades para cada 13 horas/aulas semanais.
O governo gaúcho emprega quase três mil funcionários com cargo de confiança, que custam mais de R$ 10 milhões por mês. Com pedido feito pela Lei de Acesso à Informação, a Rádio Gaúcha recebeu a lista da distribuição dos CCs nas secretarias e órgãos vinculados. De acordo com a Casa Civil, aumentou em 256 o número de contratados em relação à gestão anterior. São 2.928 CCs, com base na folha de pagamento de abril de 2013. 

Desde o fim do governo anterior, a despesa cresceu 69%, de R$ 6,2 milhões para R$ 10,6 milhões. A inflação acumulada no período é de 14% pelo INPC, calculado pelo IBGE. A secretária interina da Casa Civil, Mari Perusso, explica que é uma opção de política de governo, para ampliar programas como qualificação profissional, proteção das mulheres, atração de investimentos e desenvolvimento rural.
- É o exemplo da Fundação Gaúcha do Trabalho. O número passou de 23 para 67. Não foi criado nenhum. No governo anterior, eles não estavam ocupados. O governo Tarso vai qualificar 106 mil pessoas, contra 12,9 mil na gestão Yeda - argumenta a secretária. 
Sobre o gasto maior com CCs, Mari Perusso justifica em parte pelos salários defasados no interior.
- Os cargos regionais da educação, da saúde, das obras. No mercado aquecido, era necessário aumentar. Ficou na média de R$ 4 mil - explica.
Os CCs representam em torno de 1% da folha de pagamento do Estado de quase R$ 1 bilhão por mês. Os maiores números de CCs estão nas secretarias da Educação, Saúde, Gabinete do Governador, Casa Civil, Administração, Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, Agricultura, Obras, Planejamento e Instituto Rio-grandense do Arroz. 


No início do governo, secretarias foram extintas, criadas e divididas. As tarefas da secretaria da Agricultura foram divididas com a nova secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Neste caso, o número de CCs aumentou de 158 para 174 nas duas pastas. Uma situação diferente da divisão da secretaria do Turismo e do Esporte, que reduziu os cargos de confiança de 71 para 56.


Além da Agricultura e do Turismo, as maiores reduções de CCs ocorreram nas secretarias da Educação, Geral de Governo e Saúde. Fora das secretarias novas, os principais aumentos de vagas foram no Planejamento, na Fundação Gaúcha do Trabalho, nas Obras Públicas e Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde.

Listas das secretarias com maior número de CCs e gasto em abril/13
1 - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO - 392 R$ 660.806,18
2 - SECRETARIA DA SAÚDE - 196 R$ 440.570,00
3 - GABINETE DO GOVERNADOR    - 167 R$ 957.714,66
4 - CASA CIVIL - 141 R$ 680.242,95
5 - SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS -    137 R$ 478.440,22
6 - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PRODUÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE - 120 R$ 223.385,03
7 - SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E AGRONEGÓCIO - 114 R$ 289.197,53
8 - SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS, IRRIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 105 R$ 357.040,07
9 - SECRETARIA DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - 102 R$ 470.613,28
10 - INSTITUTO RIO-GRANDENSE DO ARROZ    - 90    R$ 198.305,10
http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/governo-gaucho-tem-quase-3-mil-servidores-com-cargo-de-confianca-7760.html

 

Leia no Blog Opinião Dorotéia: 
Piso salarial, uma conta que não fecha no Rio Grande do Sul
Com uma dívida que cresce todos os meses pelo não pagamento do valor, Estado não conseguiria quitar essa diferença se todos os 75 mil professores estaduais decidissem ingressar na Justiça 
.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Sindicato entrega pauta com reivindicações ao governo do Estado

15/07/2013 16:34
Em reunião realizada na tarde de segunda-feira, dia 15, a direção do CPERS/Sindicato entregou ao governo do Estado a pauta de reivindicações aprovada pela categoria em assembleia geral realizada na sexta-feira 12.

A direção do sindicato deixou claro durante o encontro que quer constituir uma mesa de negociação para discutir efetivamente a pauta de reivindicações da categoria.

O documento foi recebido pelo secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, que informou a intenção do governo de “estudar os itens da pauta, analisando o que compete a cada Secretaria de governo”.

Veja, abaixo, a pauta entregue ao governo.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Foto: Vinicius Roratto


PAUTA DE REIVINDICAÇÕES APROVADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DE 12/07/13

A.      SALARIAIS:
  • Implementação imediata do Piso como básico salarial e sua devida repercussão na carreira;
  • Criação do Piso Salarial (conforme promessa do Governo) para os funcionários de escola, tendo como parâmetro o valor do Piso Nacional do Magistério;
  • Atualização das promoções para professores e funcionários de escola e garantia do pagamento retroativo;
  • Vale-refeição: Correção dos valores, fim do estorno e extensão aos aposentados e àqueles que estão em licença-saúde e retomar o debate sobre esta lei;
  • Pagamento imediato dos processos judiciais (precatórios, RPVs);
  • Inclusão de todos os funcionários no Plano de Carreira – Lei nº 11.672/2001;
  • Revisão do vale-transporte, que seja proporcional ao regime de trabalho.

    B.      MULHERES:
  • Auxílio Creche para as(os) filhas(os) das(os) Trabalhadoras(es) em Educação;
  • Dispensa da professora ou funcionária para fazer os exames preventivos contra o câncer;
  • Isenção da taxa (diferença do IPE) paga pela categoria para os exames preventivos do câncer;
  • Exames “menos invasivos” para detectar o câncer de mama e que não são cobertos pelo IPE;
  • Gratuidade do DIU hormonal como método anticoncepcional, a exemplo de outros planos de saúde;
  • Licença Maternidade de seis meses para as professoras e funcionárias contratadas;
  • Vacinação contra a gripe A para todas(os) as(os) trabalhadoras(es) em educação;
  • Delegacias especializadas para o atendimento das mulheres vítimas de violência;
  • Construção de casas abrigo para o acolhimento das vítimas da violência machista.

    C.      QUESTÕES PREVIDENCIÁRIAS:
  • Manutenção da paridade entre ativos e inativos;
  • Garantia de atendimento médico (em todas as especialidades);
  • Transparência e prestação de contas dos recursos do IPE ao Conselho Deliberativo do Instituto.

    D.      EDUCAÇÃO:
  • Investimento dos 35% na educação, previstos na Constituição Estadual;
  • Concurso Público para suprir todas as vagas existentes, tanto para professores como funcionários e nomeação urgente dos aprovados em concurso;
  • Nenhum contratado, sem, no mínimo, as garantias previstas na CLT;
  • Garantia do cumprimento da hora-atividade prevista na Lei do Piso;
  • Autonomia para a gestão das escolas públicas. Fim do autoritarismo da SEDUC e CREs;
  • Suspender a reforma do ensino médio para que a comunidade escolar possa debater uma nova proposta pedagógica para as escolas públicas.
  • Garantia das condições estruturais das escolas (rede elétrica, hidráulica, telhados, banheiros, identificação, etc.).

    E.       QUESTÕES FUNCIONAIS:

Abono das FNJ dos dias de paralisação nacional de 2009 e 2010, da Marcha a Brasília, do   dia 1º de julho (como parte das mobilizações gerais deste dia) e do dia 11/07 (Greve Geral).
http://www.cpers.org.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3551
Por Siden



Leia no Blog Opinião Dorotéia: 
 Tarso conversa com manifestantes em Erechim;


Depósitos judiciais para pagar precatórios;
 
Carta aberta do Bloco de Lutas
 
http://www.opiniaodoroteia.blogspot.com.br/

Sonegômetro: a informação que faltava
Muito ricos embolsam mais de R$ 400 bilhões ao ano, põem em risco serviços públicos e ampliam injustiça fiscal (Dá para construir mais de 16.215.327 salas de aula equipadas)
Por Inês Castilho - 15.07.13
Mais de 222 bilhões de reais foram sonegados em impostos devidos no Brasil, apenas entre primeiro de janeiro e 15 de julho de 2013. O número é estampado pelo Sonegômetro, placar online que aponta, em tempo real, o quanto o país deixa de arrecadar todos os dias.

Lançado pelo Sinprofaz (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional) semana passada, em Brasília, o Sonegômetro tem como base estudo que apurou ser de 415 bilhões o total que o país deixa de arrecadar anualmente – o que corresponde a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011.

O estudo afirma que a arrecadação tributária brasileira poderia se expandir em 23,9% – o que significaria poder de investimento em serviços públicos quase um quarto maior –, se eliminasse a evasão fiscal. Ou ainda, o peso da carga tributária poderia ser reduzido em cerca de 25%, mantendo-se o mesmo nível de arrecadação.

O valor de 415 bilhões de reais é superior a tudo que foi arrecadado em 2011 pelo Imposto de Renda (278, 3 bilhões), corresponde a 90% do que foi arrecadado em tributos sobre Folhas e Salários (376,8 bilhões) e a quase metade do que foi tributado sobre Bens e Serviços (720,1 bilhões).

Reforma tributária. Como num círculo vicioso, a sonegação realimenta o peso da carga tributária, baseada em um modelo regressivo que penaliza os mais pobres, ao onerar muito mais o consumo do que a renda e o patrimônio. Os Procuradores da Fazenda Nacional defendem uma Reforma Tributária que desloque a incidência primordial da tributação, do consumo para a renda e o patrimônio, atendendo a recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e ao princípio constitucional da capacidade contributiva. Inclui-se aí a urgente necessidade de o país fortalecer seus instrumentos de controle e combate à sonegação.
[...]
http://outraspalavras.net/blog/2013/07/15/sonegometro-a-informacao-que-faltava/
 
 
Atenção: CONSULTA JURÍDICA

Para consultas em geral (dúvidas funcionais e aposentadoria) e para processos (piso salarial, parcela autônoma, promoções, revisão do básico, concurso público, vale-refeição, indenização pela licença-prêmio não gozada, lei Brito, lei Brito no gd, lei Brito no difícil acesso, prorrogação da licença maternidade)

Informamos que os advogados do Escritório Young Dias Lauxen e Lima - Advogados Associados estarão atendendo na sede do 14° Núcleo do CPERS/Sindicato.
(Rua Bento Gonçalves, 946 sala 101 Centro São Leopoldo).

No dia:
18 de julho de 2013 – quinta-feira
 
Manhã: das 9h às 12h
Tarde: das 14h às 17h

O atendimento será por ordem de chegada.

Maiores informações:
Fone 3592 4968             Fax 3591 3856

E-mail: cpers.sind.14.sl@terra.com.br ou nucleo14@cpers.org.br

Por Joana Flávia Scherer, Assistente Geral do 14º Núcleo.
.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Categoria aprova pauta de reivindicações e marca nova assembleia geral

12/07/2013 19:45
Foto: Protesto - 20º Núcleo (Canoas)
Em assembleia geral realizada na tarde desta sexta-feira, 12, em Porto Alegre, o CPERS/Sindicato aprovou a pauta de reivindicações a ser, novamente, entregue ao governo do Estado. Também deliberou pela realização de uma nova assembleia, na segunda quinzena de agosto, quando serão avaliados o processo de negociação com o governo e o quadro de mobilização.

Na pauta aprovada, a categoria cobra o imediato cumprimento da lei do piso como vencimento básico da carreira; a implementação de um piso para os funcionários de escola, com o mesmo valor do piso dos professores; garantia de condições de ensino e aprendizagem; entre outros pontos.

A direção do sindicato tentou entregar a pauta de reivindicações no final da tarde, depois de uma caminhada com mais de 1,5 mil educadores desde o auditório Araújo Vianna até a o Palácio Piratini. O governo, porém, se recusou a receber o documento, afirmando que somente o receberia na calçada, em frente à porta de acesso ao Palácio. A proposta foi rechaçada e uma audiência, então, foi marcada para a próxima segunda-feira.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.org.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3549
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.

.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

BR-116 está totalmente bloqueada por manifestantes em Sapucaia do Sul

Bloqueio iniciou pouco antes das 5 horas nos dois sentidos da rodovia
Da Redação - 11/07/2013 06h18
Sapucaia do Sul - A BR-116 está bloqueada por manifestantes desde às 4h40 desta quinta-feira em Sapucaia do Sul, em ambos os sentidos, nas proximidades do Zoológico.

Também há bloqueio na altura do viaduto da RS-118 com a BR-116.

A alternativa de caminho é passando por dentro da cidade de Sapucaia do Sul. Não há previsão de liberação da rodovia.
http://www.jornalvs.com.br/transito/462618/br-116-esta-totalmente-bloqueada-por-manifestantes-em-sapucaia-do-sul.html
Por Siden
.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

AL pagará piso nacional a professores a partir de julho!

10.07.13
O secretário de Educação de Alagoas afirmou nesta segunda-feira que o Estado começará a pagar o piso nacional para os professores do Estado na próxima folha. Segundo Adriano Soares, o retroativo de fevereiro a junho será pago em duas parcelas - em julho e agosto.

"Estamos cumprindo a lei, é certo. Mas estamos cumprindo o que muitos Estados não estão fazendo, como é o caso do Rio Grande do Sul", diz Soares. "O governo do Estado vem fazendo um esforço para beneficiar todas as categorias, com os professores que recebem o piso nacional não seria diferente."

Segundo a secretaria, com a implantação do piso, o salário inicial do professor no Estado, com apenas o magistério e 40 horas semanais, passa a ser de R$ 1.567.
 
Fonte/Terra / profemarli.comunidades.net
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo/Cpers-Sindicato.

 


Lista dos Aprovados no Concurso do Magistério na Região do 14º Núcleo:
10.07.13

 

CPERS/Sindicato e entidades do Comitê de Apoio e Solidariedade às Mobilizações realizarão protesto em frente ao Piratini nesta quinta-feira
10/07/2013 11:49
Na greve geral organizada para quinta-feira 11, o CPERS/Sindicato e as demais entidades que integram o comitê de apoio e solidariedade às mobilizações em curso e contra a criminalização dos movimentos farão uma manifestação junto ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, a partir 11 horas.

No interior do Estado, os núcleos do sindicato participarão das atividades da greve e, no período da tarde, realização assembleias regionais, preparatórias à assembleia geral da categoria, que acontece no dia seguinte em Porto Alegre.

A manifestação é para tornar pública a pauta de reivindicações dos trabalhadores e não a pauta que está sendo proposta pela elite. Os trabalhadores exigem transporte público mais barato e de qualidade, passe livre para todos os estudantes filhos dos trabalhadores, saúde, educação, moradia, salário, emprego.

ASSEMBLEIA GERAL – O CPERS/Sindicato reúne a categoria em assembleia geral na sexta-feira 12, às 13h30, no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. A categoria irá analisar a possibilidade de não retomar as aulas no início do segundo semestre.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.org.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3546

.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Assembleia Regional do 14º Núcleo:


Dia 11 de julho de 2013, quinta-feira, às 9h30min.

Auditório do Colégio 25 de Julho 
(Rua José do Patrocínio, 730 Rio Branco NH)
Entrada pelo portão da rua dos fundos do colégio.


Saída do ônibus de SL às 9h na frente do Colégio Pedrinho.
confirmar presença no ônibus fones: 35924968 ou 35913856 ou e-mail: cpers.sind.14.sl@terra.com.br ou nucleo14@terra.com.br

 

Pauta:
  • Informes;
  • Condições nas escolas para aprender e ensinar;
  • Piso Nacional de verdade;
  • Piso Salarial para funcionários de escola;
  • Atendimento da pauta de reivindicações;
  • Fim do autoritarismo nas escolas.
Por Joana Flávia Scherer, Assistente Geral do 14º Núcleo.


 
Assembleia Geral

12 de julho de 2013, sexta, no Araújo Vianna- POA

Saída dos ônibus:

Novo Hamburgo = às 12h15min, nos fundos do Colégio Est. 25 de Julho (Rua José do Patrocínio, 730 Rio Branco NH). Entrada pelo portão da rua dos fundos do colégio­

São Leopoldo = às 12h30min, em frente do
Pedrinho - IEE Prof. Pedro Schneider.

CONFIRMAR LUGAR NO ÔNIBUS ATÉ DIA 11/07/2012 ÀS 17 HORAS POR FONE 3592 4968
FAX 35913856 OU E-MAIL cpers.sind.14.sl@terra.com.br ou nucleo14@cpers.org.br

OBS.: Para outras cidades há possibilidade de saída de ônibus ou van (entrar em contato com o 14º Núcleo).
 
Por Joana Flávia Scherer, Assistente Geral do 14º Núcleo.

Metroviários decidem participar de paralisação nacional no dia 11
Categoria realizou assembleia para decidir sobre participação em mobilização
Da Redação - 05/07/2013 16h38
Porto Alegre  - Os metroviários da Trensurb decidiram na tarde desta sexta-feira que irão paralisar os trabalhos no dia 11 de julho, data marcada para uma grande mobilização nacional organizada pelas principais sindicais do País.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/trensurb/461762/metroviarios-decidem-participar-de-paralisacao-no-dia-11.html
 

Rodoviários fazem assembleia segunda sobre adesão à greve
Motivo da assembleia seria para decidir se paralisam ou não as atividades da quinta-feira, dia 11 
Ana Nejar, VS - 05/07/2013 17h03
http://www.jornalvs.com.br/transporte/461791/rodoviarios-fazem-assembleia-segunda-sobre-adesao-a-greve.html

Servidores da Brigada protestam por melhores salários no centro da Capital
Manifestantes marcharam até o Palácio Piratini e participaram de audiência pública com deputados
05/07/2013 | 17h43
Por volta das 13h desta sexta-feira, servidores com formação em nível médio da Brigada Militar começaram a se reunir na Praça Brigadeiro Sampaio, no centro de Porto Alegre, para um protesto com foco na política salarial da categoria.

Cerca de duas mil pessoas, dentre soldados, sargentos e tenentes, participaram da manifestação, que conta com a presença de caravanas do Interior, como Santa Maria e Passo Fundo. A mobilização seguiu até a frente do Palácio Piratini, onde foi solicitada a presença do governador Tarso Genro, que não apareceu.

O trajeto bloqueou ruas da área central, como a Siqueira Campos e Borges de Medeiros. Policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) acompanharam a caminhada em motocicletas e orientaram os motoristas sobre as interrupções no trânsito.

Por volta das 15h, centenas de manifestantes foram recebidos por deputados na Assembleia Legislativa para uma audiência pública sobre o plano de carreira. No final da tarde, uma comissão de representantes seria recebida no Palácio Piratini.

O presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf), Leonel Lucas, diz que o protesto estava marcado há dois meses e busca índices maiores para os aumentos salariais. Eles pedem também que a verticalidade - aumento para coronéis reflita em todos os níveis - ocorra até 2018, e não 2014, como propõe o governo.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/07/servidores-da-brigada-protestam-por-melhores-salarios-no-centro-da-capital-4191104.html
.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cpers anuncia que irá aderir à greve geral do dia 11 de julho

03/07/2013 - 15h40min
O Cpers-Sindicato anunciou nesta quarta-feira que irá aderir à greve geral marcada pelas centrais sindicais de todo o país para a próxima quinta-feira, dia 11 de julho.

Conforme a presidente do sindicato, Rejane de Oliveira, a decisão foi tomada por unanimidade durante o VIII Congresso do CPERS/Sindicato, realizado no último final de semana.

A ideia é aproveitar o momento de mobilização do país para tratar de questões específicas da categoria, como a criação de um piso salarial para funcionário de escolas e o pagamento do piso do professor, entre outros.

Além desta mobilização, Rejane informou que será realizada uma assembleia geral para debater a possibilidade de os professores não iniciarem as aulas no segundo semestre letivo, após as férias de julho. A categoria busca, desta forma, restaurar as negociações com o governo:

— Queremos abrir um processo de negociação pelo piso de verdade, ou seja, sem mecanismos que não cumpram o piso nacional. Hoje as escolas passam por um processo de assedio moral, repressão e perseguição politica porque lutam por uma lei que o próprio governador já assinou — justificou Rejane.
http://www.radiofandango.com.br/archive/valor.php?noticia=31700

 

CCJ do Senado envia ao plenário PEC para fim do voto secreto em cassações 
Mariana Jungmann, Agência Brasil - 03/07/2013 - 17h29
Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (3) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto no Congresso para cassação de mandato parlamentar e as votações de vetos presidenciais e de indicações de autoridades. A expectativa é que a matéria siga em regime de urgência para o plenário da Casa.
[...]
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-03/ccj-do-senado-envia-ao-plenario-pec-para-fim-do-voto-secreto-em-cassacoes

.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Pelo fim do fator previdenciário

Por Juremir - 02.07.13
Não aguento mais a vontade de me tornar um líder de massas. Durante muito tempo, consegui satisfazer esse desejo indo ao restaurante Copacabana. Mas agora não aceito mais metáforas. Quero conduzir o povo. Escrevi no twitter que o homem revoltado precisa ter o olhar do falcão, a percepção do lobo e a independência dos humoristas. Eu sou um homem revoltado. Quero liderar o meu povo – as velhinhas que me leem – numa cruzada contra o fator previdenciário. Nada é mais letal para um idoso que esse nefasto mecanismo de espoliação dos aposentados.

Já estou esmerilhando a linguagem. Os jovens que estão nas ruas não falam do fator previdenciário por ainda estarem naquela idade em que a velhice, a aposentadoria e a morte parecem piadas reles de mau gosto. As manifestações contrariam o egoísmo do mercado, sempre pedindo mais austeridade para que os seus lucros sejam menos austeros. Os jovens exigem mais gastos públicos. Eu também. Mais gastos, por exemplo, com os aposentados, esses sacrificados pelo tempo, saqueados pelo poder, esfolados pelo maldito fator previdenciário e condenados pelos governos ao desaparecimento progressivo dos seus parcos ganhos em nome do equilíbrio das contas da previdência social. Basta. Às ruas, aposentados!

Um grande filósofo escreveu que o homem é um ser aí para a morte. Um grande professor, menos trágico e mais prático, preferiu dizer que o homem é um ser aí para a aposentadoria. Como a morte, ela chega. Como viver essa aposentadoria sendo sangrado pelo fator previdenciário? A presidente Dilma Rousseff teria prometido ao senador Paulo Paim mandar a sua tropa votar o fim do fator previdenciário até o final de 2012. Nada aconteceu. As ruas precisam rugir. O futuro do fator previdenciário tem de ser uma das questões da consulta popular que a mídia conservadora e a oposição querem abortar por medo. É incrível como uma boa ideia pode encontrar opositores.

Faremos, eu e minhas velhinhas, manifestações pacíficas. Não carregaremos bastões nem tacos de beisebol. No máximo, alguma bengala. Temos tempo de sobra para protestar. Marcaremos nossas passeatas para 14 horas para estarmos em casa ao final da tarde. Com milhões de aposentados nas ruas, faremos tremer os poderes. A polícia não precisará gastar gás lacrimogênio conosco. O que nos faz chorar é o fator previdenciário mesmo. Não é necessário tentar nos atingir com outras formas de tortura. Não tememos atos de vandalismo, pois nenhum ato pode ser mais destrutivo que o próprio fator previdenciário, que dizima nossas aposentadorias e nos empobrece cada vez mais, implacavelmente, ao longo dos anos. Encheremos as ruas de indignados na terceira idade.

Velhinhos também serão aceitos em nossas manifestações. As mulheres, porém, terão lugar de destaque. São elas, em geral, que mais sentem, na gestão da economia do cotidiano, a devastação provocada pelo fator previdenciário. Será a primeira manifestação com indignados de até mais de cem anos. A galera abriu o caminho. Eu e minha velhinhas vamos pegar o bastão. Se os jovens querem passe livre, nós queremos o fim do fator.
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/

 

Leia no Blog Opinião Dorotéia:
Concentração na 21ª CRE pede pagamento do piso do magistério, em Três Passos
.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Debate de resoluções encerra o Congresso do CPERS

01/07/2013 16:10
O debate, em plenário, das resoluções discutidas e aprovadas no sábado 29, durante os trabalhos em grupos, marcaram o encerramento, no domingo 30, do VIII Congresso Estadual do CPERS/Sindicato, em Bento Gonçalves.

“Em sua política de ‘faz de conta’, Tarso visita a Palestina, mas faz negócios com Israel, inclusive com empresas de segurança. Defende Cuba e, ao mesmo tempo, agrada o empresariado, concedendo cada vez mais isenções fiscais e empréstimos”, diz uma das teses aprovadas na conjuntura estadual.

Situação semelhante é verificada na relação do governo com os servidores e os serviços públicos. Além de aumentar a alíquota da previdência, Tarso mantém o arrocho salarial praticado por governos anteriores. O governador também não investe os mínimos constitucionais na saúde e na educação.

O Congresso reafirmou a atuação do sindicato com independência e autonomia na defesa dos direitos da categoria. A campanha salarial, no início de 2011, mobilizou a categoria e deixou claro que a luta pelo piso e a cobrança da pauta de reivindicações aprovada no VII Congresso não seriam abandonadas.

O Congresso ainda aprovou a abertura, junto à categoria, do debate sobre a desfiliação do sindicato à CUT.

CULTURA - O Congresso também teve momentos culturais. Na abertura, a cantora Raquel Lara se apresentou acompanhada pelos músicos Marcelo Pimentel e Rafael Terres. Na noite de sábado para domingo, durante o tradicional baile, em um pocket show, Johnny Presley apresentou alguns dos maiores sucessos de Elvis Presley. Os intervalos para as refeições sempre tiveram apresentações artísticas.

Durante três dias de encontro, 1.502 delegados, representando os 42 núcleos do CPERS/Sindicato, participaram de intensas discussões, que envolveram temas relacionados à conjuntura (internacional, nacional e estadual), balanço, políticas específicas, educação, movimento sindical e reforma estatutária. O plano de lutas foi remetido para debate no Conselho Geral.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Fotos: Fernando Halal
http://www.cpers.org.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3541

Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.

Surpresa em escolas da Capital
Principais colégios estaduais interrompem funcionamento nesta segunda-feira, em Porto Alegre
Da redação RS - 01.07.13 - 12h09
Alguns dos principais colégios estaduais de Porto Alegre estão fechados nesta segunda-feira. Apesar de a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul ter divulgado uma nota que desmentia as informações, as escolas Senador Ernesto Dorneles, Parobé, Escola Rio de Janeiro, na Cidade Baixa, o Instituto Flores da Cunha e o Colégio Estadual Júlio de Castilhos não vão abrir às portas durante todo o dia. A Secretaria da Educação ainda averigua os motivos que causaram a paralisação.
http://noticias.band.uol.com.br/cidades/rs/noticia/?id=100000610477