Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cpers entra com ação contestando concurso do magistério no RS

Sindicato questiona critérios de avaliação em prova aplicada em abril.
Do G1 RS - 25/06/2012 15h58
O Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) entrou com uma ação na Justiça na manhã desta segunda-feira (25) contestando os critérios de avaliação no concurso do magistério realizado pela Secretaria Estadual de Educação em abril deste ano. A entidade acredita que um anexo do edital do concurso prejudicaria os candidatos. A Secretaria de Educação rechaça qualquer anormalidade com o certame e diz não entender a atitude do sindicato.

Conforme a diretoria do Cpers/Sindicato, a inserção de um anexo no edital modificou os critérios de avaliação e prejudicou os inscritos. Mais de 70 mil professores participaram da prova, cuja reprovação chegou a 90%.

Para a entidade, essa seria uma manobra para que o governo pudesse desacreditar a categoria e manter os contratos temporários. A ação de contestação foi protocolada às 11h desta segunda, no Fórum Central da Comarca de Porto Alegre.

Para o diretor-geral adjunto da Secretaria Estadual de Educação, José Thadeu Almeida, a atitude do sindicato é "esquizofrênica".  "Não entendemos essa postura do Cpers. O concurso era uma demanda muito antiga e finalmente foi realizada. Além disso, estamos ok com os reajustes", diz.

Ainda conforme o  diretor, o concurso não foi usado para desqualificar os professores. "Isso nunca existiu. As modificações nas avaliações estão todas dentro do que é legal e o conteúdo não teve exagero, não foi nada para além da média", afirma Almeida.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/06/cpers-entra-com-acao-contestando-concurso-do-magisterio-no-rs.html

Professores da Ufrgs entram em greve por tempo indeterminado

26/06/2012 10:27
Os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) ligados ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) decidiram na segunda-feira (25) aderir à greve nacional da categoria. A categoria votou pela greve imediata por tempo indeterminado em assembleia realizada no auditório da Faculdade de Economia.

A greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino completou um mês no último dia 17 de junho. No Brasil, mais de 50 universidades estão em greve. Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também aderiram ao movimento nacional.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Andes, entre as principais reivindicações da categoria estão: a incorporação das gratificações ao vencimento salarial básico; implementação de plano de carreira de 13 níveis; piso salarial de R$ 2.329,95 para jornada de trabalho de 20hs semanais; e recomposição salarial emergencial de 22,08%, referentes a perdas acumuladas desde 2010.
Fonte: Jornal do Comércio
http://www.cpers.org.br/index.php?menu=1&cd_noticia=3264


ATO DOS INDIGNADOS
DIA 29/06/2012Sexta-feira, 13h 
Concentração em frente ao CPERS/Sindicato 
Saída do ônibus: 
Novo Hamburgo= às 12h15min, nos fundos do Colégio 25 de Julho 
São Leopoldo = às 12h30min, em frente à Escola Pedrinho 
(Rua São Caetano, 616 Centro - SL). 
Confirmar lugar no ônibus até o dia 28/06/2012 às 17h,
por FONE 3592 4968 FAX 35913856 ou E-MAIL cpers.sind.14.sl@terra.com.br 
ou nucleo14@cpers.org.br 
OBS.: Para outras cidades há possibilidade de saída de ônibus ou van
(entrar em contato com o 14º Núcleo).

Por Joana Flávia Scherer, Assistente Geral do 14 Núcleo.


CPERS realiza ato público para denunciar o desmonte da rede estadual de educação 
25/06/2012 16:24
O CPERS/Sindicato prepara uma reação coletiva para denunciar a farsa do concurso público, a falta de investimentos na educação pública, o não pagamento do piso nacional para professores e funcionários e o aumento da contribuição previdenciária dos servidores.

No próximo dia 29, em Porto Alegre, será realizado o ato público Indignado? Chute o Balde. A manifestação irá denunciar o verdadeiro desmonte da educação colocado em prática no estado. A concentração será em frente à sede central do sindicato, a partir das 13 horas (avenida Alberto Bins, 480).

O CPERS/Sindicato ingressou nesta segunda-feira (25) com uma ação contra os critérios usados pelo governo do estado no concurso recentemente realizado para professores. O governo tentou desmoralizar a educação pública e os educadores através de um concurso que fere, inclusive, a legislação no que diz respeito à aprovação dos candidatos.

Na tentativa de estabelecer uma margem alta de corte na aprovação, o governo acabou adotando critérios equivocados e contraditórios com o próprio edital do concurso. Muitos candidatos com ótimos resultados foram injustamente reprovados por não obterem 60% de acertos em todas as disciplinas.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.org.br/index.php?menu=1&cd_noticia=3263

Governo do RS diz estranhar pedido de anulação de concurso do magistério 
Rachel Duarte - 25/06/12 | 18:54
O sindicato dos professores do Rio Grande do Sul, o Cpers/Sindicato, não esperou para ver se o governo do estado estava ou não de boas intenções para garantir a convocação dos aprovados no último concurso do magistério. Diante da abertura de inscrições para contratações emergenciais na rede estadual de ensino, na última semana, a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, moveu ação judicial questionando o processo seletivo. No entendimento da entidade, a seleção, realizada em abril, não teria respeitado os critérios previstos para a classificação dos candidatos. O governo gaúcho garante não ter disposição em manter a lógica dos contratos emergenciais em detrimento dos concursados e que não há  irregularidades na aplicação das provas.


O Cpers pede a suspensão do concurso com base na apresentação tardia de anexo que mudou as regras do edital. “O Anexo 8 mudou a pontuação mínima de aprovação para 60% de cada disciplina. O critério deveria ser 60% por cada um dos blocos de provas, o geral e o de área específica”, explica Rejane de Oliveira. No entendimento da dirigente sindical, o governo está “desmoralizando os professores com dois objetivos: priorizar as contratações emergenciais e precarizar as relações de trabalho”.
[...]

Ato em repúdio ao concurso e pelo pagamento do piso do magistério
Na próxima sexta-feira (29), a direção do Cpers e os candidatos reprovados que consideram injusto o processo seletivo e procuraram o sindicato realizarão um Ato Público em Porto Alegre. A concentração ocorrerá às 13h, na sede da entidade, na Avenida Alberto Bins.

“Não temos contabilizados os candidatos que foram lesados com esta alteração do edital. Muitos que teriam sido aprovados antes da aplicação das novas regras nos procuraram. Foram injustiçados. Os emergenciais podem até estar cursando o quarto semestre. Mesmo sem concluir a faculdade poderão ir parar na sala de aula”, cobra Rejane de Oliveira.

O ato também irá cobrar outras pendências do governo gaúcho com a categoria na lista do Cpers, como o pagamento do piso nacional do magistério. “É para recuperar a dignidade da categoria”, definiu a presidente do Cpers.
http://sul21.com.br/jornal/2012/06/governo-do-rs-diz-estranhar-pedido-de-anulacao-de-concurso-do-magisterio/
.

Nenhum comentário: