Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 31 de julho de 2010

Congresso tem apresentação e defesa de teses. Tarde foi dedicada a debates em grupo

O VII Congresso Estadual do CPERS/Sindicato teve continuidade na manhã deste sábado 31, nas dependências do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. À tarde, os educadores participam de trabalhos em grupos. O congresso segue no domingo com a realização da plenária final.

Na manhã deste sábado foram apresentadas e defendidas as 11 teses inscritas ao Congresso. Os congressistas defenderam a realização de concurso público para professores e funcionários de escola como forma de evitar a constante falta destes profissionais na rede estadual de ensino. Uma medida adotada com frequência pelos governos foi criticada: o uso indiscriminado de contratos temporários. Essa forma de contratação é vista como um mecanismo utilizado para dificultar a organização da categoria.


Foram lembradas as sucessivas investidas do governo Yeda no sentido de retirar direitos dos trabalhadores em educação. Na defesa de direitos e conquistas – planos de carreira e piso nacional -, a categoria teve que realizar greve em final de ano letivo. Nesta conjuntura, o Fora Yeda, organizado pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais, cumpriu importante e decisivo papel. A unidade construída em torno do Fórum mostrou-se importante para preservar direitos e a educação pública.

Na ampla maioria das intervenções foi destacada a importância de o sindicato atuar de forma autônoma em relação aos governos e aos partidos políticos. Essa independência é fundamental para que a categoria consiga avançar nas suas conquistas.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Fotos: Mateus Bruxel


Os Funcionários de Escola e a defesa do Plano de Carreira
Tio Noé
O Piso Salarial Profissional Nacional deve ser objeto de luta dos trabalhadores em educação e na efetiva inclusão dos agentes educacionais no tema da valorização profissional.

As dificuldades relacionadas ao Piso Salarial Profissional Nacional precisam ser superadas.


Há um questionamento jurídico a respeito desta questão que tem se traduzido num limitador político, quando vários municípios e estados não implementam esta política de valorização.


Quanto aos agentes educacionais, pela sua luta e mobilização, construíram um Plano de Carreira, que tem como concepção a escolarização e a formação continuada como pilares.


O Plano prevê para entrada na carreira o ensino fundamental completo, (nível I) sendo a ascensão através do ensino médio (nível II) e da graduação em licenciatura ou curso correlatos à sua área de atuação (nível III). 


Trata-se de um plano de Carreira com amplas possibilidades de progressão através da escolarização.

A luta pela inclusão dos agentes educacionais teve como objetivo reconhecer como profissionais da educação. A alteração do artigo 61 que deveria atender esta bandeira trouxe um problema para o atual plano de carreira.


A partir dessa designação, o Governo Federal determina as diretrizes básicas para planos de carreira, através do profuncionário que colide, diretamente contra o nosso plano atual, pois prevê a profissionalização, partindo de cursos técnicos de ensino médio e a graduação apenas em cursos de pedagogia ou correlatos à profissionalização, restringindo o acesso e a ascensão e dependendo de convênio do Governo do Estado com o MEC.


Aqui está a primeira diferença: o ingresso se dá somente através do ensino técnico profissional médio ou pós-médio. Proíbe o ingresso através do ensino fundamental e, a graduação restringe-se.


O Governo Federal determina a criação dos cursos profissionalizantes, à distância, tendo esta como única opção, o Profuncionário.


Quem está no nosso plano de carreira no nível I, ou II somente poderá ter direito ao piso se optar pelo Profuncionário, em nível médio, ou pós-médio.


No nível III, terá, obrigatoriamente de voltar e fazer o pós médio, ou fazer o curso de Pedagogia ou outro correlato estabelecido pelo MEC.


Podemos deduzir, portanto, que o nosso plano de carreira não terá mais validade se quisermos ter o Piso Salarial Profissional Nacional.


Nossa tarefa, portanto, é fazer a luta pela inclusão dos agentes educacionais na Lei do Piso, tendo seu valor como básico do atual plano de carreira.
Fonte: Caderno de Teses - Funcionários de Escola - p. 57-58.

Ibope: Dilma lidera com 39% contra 34% de Serra
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo com 39% das intenções de voto. José Serra (PSDB) aparece com 34%, e Marina Silva (PV) mantém 7%. José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos são 7%, e indecisos somam 12%.

Em um eventual segundo turno, Dilma teria 46% dos votos, e Serra, 40%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 6% e indecisos, 8%. Serra tem a maior rejeição entre os presidenciáveis, com 24%. 19% dizem que não votariam na candidata Dilma e 13% dizem que não votariam em Marina.

Na pesquisa Ibope anterior, contratada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 27 e 30 de junho, Dilma e Serra apareciam empatados, ambos com 36% no cenário que incluía todos os candidatos. Marina havia registrado 8% na ocasião. Na simulação do segundo turno, Serra e Dilma também estavam empatados, com 43%. de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope realizou 2.506 entrevistas em 174 municípios de todo o País entre os dias 26 e 29 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20809/2010.

http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/373789-Ibope:_Dilma_lidera_com_39__contra_34__de_Serra.html

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dorotéia analisa o ENEM

Por Siden*
Nas visitas que estamos realizando nas diversas escolas estaduais da região, resolvemos marcar presença na Escola onde a professora Dorotéia desenvolve suas atividades. Como o acaso, às vezes, é generoso,  chegamos ao estabelecimento de ensino num período livre da educadora.

Ao chegarmos, observo que a professora está compenetrada, lendo um jornal. Nossas saudações na chegada obrigam a educadora a interromper sua concentração. Aproveito e parto de imediato ao diálogo:

- Pelo que vejo interrompemos sua leitura...

- Pois, estava a examinar o fantasioso ranking do ENEM.

- Por que fantasioso, pergunto?

- Olha, meu amigo! Existem tantas variáveis que atuam nos interesses dos alunos que realizam essa prova, que falar em ranking de melhores escolas, é no mínimo, uma forma simplista de avaliar o resultado... Para não dizer simplória...

Como não compreendo claramente a que a educadora se refere, resolvo partir para o questionamento.

- Que interesses?

- Meu amigo, aqui na escola muitos alunos da EJA resolveram fazer a prova do ENEM para conseguir certificação do Ensino Médio. Teve aluno que no mesmo ano em que terminou o Fundamental realizou a prova para tentar a certificação do Ensino Médio. Assim, muitos tentam certificação de algumas disciplinas sem nunca ter cursado o Ensino Médio...

- E conseguem? Indago de imediato.

- Existem casos em que os alunos eliminam um grande número de disciplinas. Por exemplo: tivemos o caso de um aluno, concluinte do Fundamental, que realizou a prova e ficou com a nota em redação acima de 900 pontos, nota que somente 1% dos que se submeteram ao exame obtiveram. Quero com isso dizer que devemos ter muita cautela ao examinar esse ranking, pois acho o resultado um tanto fantasioso.

- Desconfio que tem escolas que utilizam o Exame também como marketing, dispara a educadora.

- Como assim, Dorotéia?

- Tem estabelecimento de ensino bem colocado no ranking, mas que menos da metade dos alunos matriculados realizaram a prova. Por que os outros não fizeram? Talvez não quiseram ou talvez somente os melhores foram estimulados a realizar...

- Dorotéia, isso não deve acontecer. Isso seria propaganda enganosa. Mas não deixa de ser uma possibilidade, arremato.

Uma pergunta me surge: Qual seria o resultado se todos realizassem a avaliação?

- Como você vê colega tentar através de uma prova apenas elencar os melhores é uma prática irreal e perigosa, deveras...

- É verdade, tens razão...

Na viagem de retorno, as palavras de Dorotéia sobre o ENEM parecem dançar em meu cérebro. A diversidade de interesses dos que realizam a prova... Lembrei também dos cursinhos que preparam os alunos para o exame...

Mas, uma frase da educadora martela meu inconsciente. Será que teriam escolas usando cuidadosamente o ENEM para fazer seu marketing?

Não acredito... A Dorotéia tem cada uma...

*O Professor Siden é Diretor e Conselheiro no 14º Núcleo Cpers-Sindicato

Outra Vitória dos Educadores
Senado aprova texto que vincula aumento de professores também ao INPC, além de ao Fundeb, prevalecem

Os professores da educação básica têm motivos para comemorar durante o recesso escolar. Enquanto o semestre letivo terminava, uma reivindicação histórica da categoria entrava na pauta do Congresso Nacional: o aumento salarial. Em 7 de julho, o Senado aprovou substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 321/09 reafirmando o compromisso com o reajuste dos vencimentos da classe que, desta vez pode ser acima da inflação. Aprovado no Senado, o projeto agora volta à Câmara.

A matéria prevê que a atualização anual do piso dos professores deve levar em consideração tanto o crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) quanto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação. Na prática, o reajuste deve ser feito pelo Fundeb, mas não pode ser menor do que o índice da inflação.

O substitutivo é uma resposta a projeto enviado pelo governo, que pretendia considerar o reajuste dos professores apenas pelo INPC - tradicionalmente menor do que o crescimento do Fundeb. Em 2009, por exemplo, a elevação do INPC ficou em 4,11%, enquanto a variação do Fundeb, de 2008 para o ano passado, foi de 4,69%. Na prática, o PLC nº 321/09 altera a Lei do Piso (nº 11.738/08), que criou e determinou o pagamento de um salário mínimo nacional para os profissionais de educação básica. De acordo com o Ministério da Educação - com base em consulta feita à Advocacia-Geral da União (AGU) -, o piso atual dos professores que trabalham 40 horas semanais é de R$ 1.024. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) defende o valor de R$ 1.312,85.

O presidente da CNTE Roberto Leão considerou a aprovação do texto no Senado um passo adiante na conquista de melhorias para a carreira de professor da educação básica. "Conseguimos união e um acordo com o próprio governo para alterar o projeto que veio do Executivo, que cedeu a uma pressão enorme dos estados", afirma Leão. Ele ainda criticou os chefes do Executivo estadual que tentaram sensibilizar o Palácio do Planalto argumentando que um reajuste salarial dos professores baseado no Fundeb iria desestabilizar as contas públicas. "Os governadores fazem pressão tanto no que diz respeito à política de reajuste quanto no valor do próprio piso. É uma vergonha governadores e prefeitos acharem que pagar mais de R$ 1 mil para um professor, para uma pessoa que vai alfabetizar, é muito. É preciso que eles digam que escola eles querem", completa.

Questionamento
Cinco estados brasileiros - Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Ceará - questionaram a constitucionalidade da Lei do Piso por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), o que levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a flexibilizar a norma.

O STF julgou a lei constitucional, mas concedeu liminar a dois dos pedidos dos governadores e, portanto, ainda cabe julgar o mérito sobre as questões da vinculação do piso aos vencimentos iniciais de carreira e sobre a destinação de um terço da carga horária dos professores para atividades fora de sala de aula.

"Com a liminar, os governadores podem considerar que o piso corresponde ao conjunto da remuneração do professor, incluindo gratificações e complementos. O resultado é que os estados não efetivaram o piso, esperando a decisão do Supremo, que precisa se manifestar", diz Leão. (Correio Braziliense)

Fonte CNTE

Comentário:

Vale lembrar que a ADIN contra o Piso Nacional dos Educadores foi liderada pela Governadora YEDA, infâmia que os trabalhadores em Educação jamais esquecerão,mesmo depois do término de seu malfadado Governo. Assim, na prática fica claro que o PSDB, partido ao qual pertence a Governadora e o presidenciável José Serra tem vocação histórica para a caça de conquistas e direitos de trabalhadores.

Também tem que ficar claro que o PMDB de Fogaça deu sustentação política ao (des)governo tucano no RS.

Presença do 14º Núcleo CPERS/Sindicato
A direção do 14º Núcleo esteve presente em todas as lutas em defesa do Piso Nacional através de suas lideranças. Assim, estivemos em Brasília na Luta pelo Piso Nacional em 2007 e 2009.

O PISO JÁ. CHEGA DE MIGALHAS!
Siden Francesch do Amaral
Diretor no 14º Núcleo do CPERS/Sindicato e Membro do Conselho Geral da Entidade.

Lula assina contratos e anuncia obras no Estado
Na Capital, presidente anunciou recursos para diversas obras
Jefferson Klein

"Vai começar a Copa do Mundo de 2014", afirmou Lula, ao apertar o botão que ligou o bate-estacas que deu o início simbólico às obras de reforma do estádio Beira-Rio. A cerimônia, realizada do lado de fora do estádio, foi acompanhada por dirigentes e jogadores colorados, além de políticos e dezenas de torcedores.

Lula ainda descerrou a placa alusiva ao começo das obras e deixou a marca de suas mãos em cimento. Na solenidade, o presidente aproveitou para se declarar torcedor do Internacional, "para tristeza dos meus companheiros do PT que são gremistas", complementou. De presente, o presidente ganhou uma camiseta do Inter, com o número 10 e a inscrição "presidente Lula".
[...]
O presidente começou o seu discurso cumprimentando o ex-governador Olívio Dutra, que durante a cerimônia sentou ao seu lado, junto com o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida. Cerca de 600 pessoas acompanharam o evento de assinatura de contratos de mobilidade urbana, drenagem, construção de moradias e lançamento de obras rodoviárias. Entre elas estavam ministros, prefeitos e empresários.

Logo no início de sua fala, Lula salientou que a origem da Petrobras Biocombustíveis (PBio) foi vinculada à ideia de dar mais seriedade ao programa de biodiesel e oferecer um preço mais justo para o pequeno e médio produtor. "Eu sonho com essa empresa, como sonho com o crescimento do meu neto", disse o presidente. Ao ressaltar a importância da empresa, Lula direcionava-se ao presidente da companhia, o gaúcho Miguel Rossetto. "Miguel, vamos ter que encontrar um nome melhor para a nossa empresa", comentou Lula, acrescentando que é preciso achar um nome mais pomposo para a companhia e que, "como Joãozinho Trinta já dizia, ‘quem gosta de miséria é intelectual'".
[...]
Sobre o Rio Grande do Sul, Lula enfatizou que o governo federal tinha o compromisso de não deixar o Estado regredir. "Vocês sabem quantos estados nós temos em que as pessoas cantam o hino com o orgulho com que vocês cantam? No Brasil, vocês e o Acre", apontou o presidente. Por isso, de acordo com Lula, um estado como esse merece do governo federal carinho, respeito e tratamento adequado por parte do governo federal.

Duplicações de rodovias serão concluídas em 2013
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lançou nesta quinta-feira o edital de licitação para duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas. Enquanto isso, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinava, em Estrela, a ordem de serviço para a duplicação da BR-386, no trecho entre Tabaí e Estrela. A solenidade no Interior foi transmitida na Usina do Gasômetro através de um telão e os participantes das cerimônias interagiram entre si. Ambas as obras devem ser finalizadas em 2013.

Passos aponta que a duplicação da BR-386 deve beneficiar 37 municípios e cerca de 320 mil habitantes da região. Já a ampliação da BR-116 deverá contribuir diretamente para 19 municípios e uma população de 2,5 milhões. Ele acrescenta que nos próximos dias deverá ser inaugurado o complexo viário de Canoas (com três viadutos que estão sendo construídos na interseção das BRs 116 e 386). Passos disse que o governo está trabalhando para desenvolver o projeto da nova ponte sobre o Guaíba e considerou a iniciativa como fundamental. A declaração ocasionou aplausos da plateia. Ele também destacou que o governo quer entregar até o final do ano a duplicação da BR-101.

Contratos assinados viabilizam investimento de R$ 596,7 milhõesAs assinaturas de contratos da Caixa Econômica Federal para financiamento dos programas Pró-Transporte, Saneamento para Todos e Minha Casa, Minha Vida, realizadas na cerimônia desta quinta-feira, na Usina do Gasômetro, significarão um investimento total de R$ 596,7 milhões no Rio Grande do Sul. Para Porto Alegre, os principais investimentos serão dirigidos à melhoria da infraestrutura da cidade, para facilitar o tráfego até a realização da Copa do Mundo de 2014.
[...]
Na área do PAC Saneamento, foram assinados três contratos de obras de drenagem, em Porto Alegre, Rio Grande e Novo Hamburgo, no valor de R$ 71 milhões, todas com contrapartida das prefeituras. Já no segmento de habitação, as cidades de Bento Gonçalves e São Leopoldo receberão três novos empreendimentos dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, que poderão ser habitados por famílias com renda mensal de até R$ 1.395,00. A construção dos empreendimentos terá investimento de R$ 42,3 milhões e beneficiará 932 famílias.
[...]
Leia na íntegra no Jornal do Comércio http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=35560

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Faltam professores. Por que?

Maria Izabel Azevedo Noronha
Reportagens veiculadas recentemente denunciam que faltam professores nas redes públicas de educação básica, sobretudo de Matemática, Física e Química. Por que isto ocorre?

Em primeiro lugar, constata-se que há um excesso de professores temporários nas redes estaduais, nas quais não são realizados concursos com a periodicidade e amplitude necessárias. Este quadro cria uma situação insustentável, pois as variadas formas de contratação existentes, que mudam de ano para ano, criam uma rotatividade dos docentes entre as diversas unidades escolares e os mantêm em constante insegurança. Além de profissionais, esses professores são cidadãos que necessitam de seus salários. A situação atual afasta do Magistério aqueles que têm condições de exercer outras profissões.

Os baixos salários também provocam a falta de professores. Em expansão atualmente, a indústria e o setor de serviços oferecem novas oportunidades, com melhor remuneração, para pessoas formadas nas áreas de Ciências e Exatas.

É preciso esclarecer por que a falta de professores atinge, além de Matemática, especialmente as disciplinas de Física e Química. Estas são disciplinas para as quais a organização curricular oferece um menor número de aulas em cada turma. Desta forma, um professor terá que compor sua jornada assumindo em muitos casos um total de 500 alunos ou até mesmo 1.000 alunos em diversas turmas, o que torna seu trabalho extremamente desgastante.

É necessário construir uma carreira atraente, com evolução salarial e que valorize o trabalho do professor, permitindo que a categoria atinja os níveis salariais mais elevados sem deixar de ministrar aulas para assumir outras funções, como a de diretor de escola ou supervisor de ensino. Com políticas educacionais corretas vamos construir a educação pública de qualidade que o povo brasileiro necessita.

Maria Izabel Azevedo Noronha - Presidenta da APEOESP
Membro do Conselho Nacional de Educação

Fonte: Site 15 º Núcleo CPERS/Sindicato
Inter supera São Paulo com o brilho de Giuliano
Se o céu de Porto Alegre não tinha estrelas, havia um motivo. A estrela principal da noite estava em campo. Ela precisou de três minutos para brilhar em um vermelho intenso, capaz de explodir em um grito uníssono 48 mil pessoas no Beira-Rio. A primeira partida da semifinal da Libertadores teve como principal personagem Giuliano Victor de Paula, o camisa 11 do Inter.

Foi dele, com somente 180 segundos dentro de campo, o gol colorado na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, nesta quarta-feira. Até então tudo estava tenso. O Tricolor paulista se defendia esperando um erro do time gaúcho.
[...]
http://www.pop.com.br/esportes/noticias/futebol/372364-Inter_supera_Sao_Paulo_com_o_brilho_de_Giuliano.html
Inter inicia obras de reforma do estádio Beira-Rio nesta quinta
O presidente do Sport Club Internacional, Vitorio Piffero, recebeu ontem, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a licença ambiental para início das obras de reforma do estádio Beira Rio para a Copa do Mundo de 2014. Hoje, no começo da tarde, será realizado o estaqueamento da primeira coluna da cobertura do estádio. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
[...]
Jornal do Comércio http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=35409

quarta-feira, 28 de julho de 2010

TCE aponta irregularidades em contratos do Daer

28.07.10 - 16:20
TCE aponta irregularidades em contratos do Daer Empresas estariam recebendo recursos públicos com as obras paradas
O Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades nas carteiras de contrato do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). De acordo com o conselheiro Cezar Miola, o governo mantém contratos com empresas que não estão executando as obras para as quais foram contratadas. De acordo com a corte, há empreiteiras contratadas há cerca de vinte anos que continuam recebendo recursos públicos e no entanto, as obras em rodovias gaúchas não tiveram andamento. O conselheiro, responsável pelo parecer das contas do governo Yeda Crusius do exercício de 2009, pede que o Estado solucione as irregularidades rompendo os contratos. Outro apontamento do TCE sugere que sejam excluídos os valores tarifados da Corsan sobre o cálculo dos percentuais mínimos de investimentos em saúde. Além disso, o Tribunal exige que o governo comece a licitar os contratos de cedência de espaços públicos para iniciativa privada, o que não é feito até então. Conforme o TCE, os auditores tiveram dificuldades em acessar dados e números junto à Secretaria Estadual da Fazenda.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=229927

Cultura, shows e resgate histórico marcam a São Leopoldo Fest 2010

Confira abaixo a programação cultural e de shows da São Leopoldo Fest 2010, que terá ainda gastronomia típica alemã, exposição empresarial, Salão de Artes Plásticas e a presença dos 24 finalistas do Festival Municipal de Música.

Palcos Centrais
Local: Largo Rui Porto

29/07 - Quinta

17h Ki-Fuzuê

17h30 Sambalance

18h  Edy Carlos e Grupo Dy Verdade

18h30 Grupo SOS

19h Associação Carnavalesca

19h30 Nova Onda

20h Dom Natural

21h Turma do Pagode

30/07 - Sexta

17h Canção Nativa

17h30 Timbre Gaudério

18h Antônio Gringo

19h Eco do Pampa

20h Expresso Tchê

21h Tchê Barbaridade

Continua na próxima postagem.

terça-feira, 27 de julho de 2010

O desespero do candidato "demotucano"

Por Siden
Campanha 2010: desespero e mentiras tomam conta de Serra
CNTE Informa 540 - O início da campanha do candidato das elites à Presidência da República, José Serra (chapa PSDB/DEM), tem sido marcado por declarações intempestivas e mentirosas, que beiram ao desespero de quem já perdeu a dianteira do processo sucessório e não vê alternativa se não atacar, desmedida e irresponsavelmente, todos aqueles que se imagina dar sustentação ao projeto de mudança a que o país tem experimentado.

Em passagem por Pernambuco, semana passada, e na melhor característica “em cima do muro” (marca registrada de seu partido), Serra teve o desplante de elogiar o presidente Lula - eleito o estadista do ano de 2009 pelos principais veículos da imprensa internacional e pelo Fórum Econômico Mundial - ao mesmo tempo em que tentou desqualificar a candidata e o projeto político do atual governo. Derrapagem grave!

Mais adiante, o candidato ‘demotucano’ mirou os mais de 20 milhões de trabalhadores sindicalizados na Central Única dos Trabalhadores (CUT), tentando imputar-lhes a pecha de pelegos. Esqueceu, no entanto, (e só pra ficar em sua própria administração paulista) da greve dos policiais civis e da Apeoesp, que seu governo tratou como caso de polícia mas que nem com cães e cassetetes conseguiu desmobilizar os ditos “pelegos”.

Não satisfeito em tentar desqualificar os trabalhadores, e numa espécie de tática midiática para justificar sua pseudo-vocação de político defensor da classe trabalhadora, Serra apelou para a mentira querendo se passar por “pai do FAT e do Seguro-Desemprego”. Tudo isso em menos de uma semana! Uma lástima.

Nós, trabalhadores/as da educação básica pública conhecemos o Sr. José Serra e a maioria de seus correligionários, e não nos deixamos enganar. Sabemos bem que a escola pública libertadora e de qualidade nunca foi e nem será prioridade em seus projetos políticos, da mesma forma que o diálogo com os trabalhadores foi negado na administração serrista em SP, e como os direitos trabalhistas e o patrimônio do país foram flexibilizados e surrupiado na gestão presidencial de FHC. Daí a razão dos ataques do candidato das elites aos representantes cutistas.
http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4516&Itemid=52

TJ-SP mantém condenação de Maluf, que pode perder candidatura
Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo deve levar o Ministério Público Eleitoral (MPE) a apresentar, na próxima quarta-feira (28), a impugnação do pedido de registro da candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), que pretende disputar a reeleição ao cargo.

Na última segunda-feira (26), a sétima Câmara de Direito Público do tribunal rejeitou, por unanimidade, o recurso apresentado pela defesa de Maluf contra uma sentença proferida pelo próprio TJ, em abril deste ano. O deputado foi condenado por improbidade administrativa devido à compra de frangos superfaturados pela Prefeitura de São Paulo em 1996, época em que Maluf era prefeito.
[...]
Até ontem, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) de São Paulo já havia pedido a impugnação de 802 candidaturas no estado, 31 delas pela Ficha Limpa. Todos os casos ainda serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

'Só Deus vai me tirar da vida pública quando Ele desejar', diz Maluf
O deputado federal Paulo Maluf descartou nesta terça-feira, 27, a possibilidade de ter sua tentativa de reeleição barrada pela Lei da Ficha Limpa, apesar da iniciativa da Procuradoria Eleitoral de São Paulo, que deve pedir amanhã ao Trinbunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado a impugnação da sua candidatura. "Só Deus vai me tirar da vida pública quando Ele desejar", afirmou.
[...]

Justiça Eleitoral cassa mandato do presidente da Assembléia de MT
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso cassou nesta terça-feira (27) o mandato do presidente da Assembléia Legislativa do estado, José Riva (PP). A cassação aconteceu por suposta compra de votos e suposto caixa dois durante sua campanha para o cargo de deputado estadual em 2006. Em seu site, o parlamentar afirma que é inocente e que vai recorrer da decisão.
[...]
O corregedor eleitoral e relator do processo, Márcio Vidal, disse ter encontrado “fartas provas” de compra de votos e “caixa dois”. A recomendação da cassação foi acatada por unanimidade pelo pleno do tribunal.
Tudo em http://www.camera2.com.br/noticias.php?limpa_sql=0

Analfabetismo atinge 3 milhões de jovens trabalhadores rurais
Informações são da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Agência Brasil
Brasília - Cerca de 40% das pessoas entre 16 e 32 anos que moram e trabalham no campo são analfabetas. O analfabetismo atinge 3 milhões dos quase 8 milhões de trabalhadores rurais do país nesta faixa etária, de acordo com a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Maria Elenice Anastácio. Se forem considerados os habitantes de pequenas cidades que sobrevivem da economia rural, os números podem ser ainda mais preocupantes.

Para Maria Elenice, as condições atuais do ensino obrigam o jovem a escolher entre o estudo e o trabalho. "O trabalhador rural tem que buscar a cidade para ter acesso à saúde, à informação e à escola. Mas como vão pegar um transporte precário para estudar na cidade se estão cansados do trabalho exaustivo?", questionou.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Educação no Campo da Universidade de Brasília, Mônica Molina, também apontou a pouca oferta de escolas no campo como responsável pelas altas taxas de analfabetismo. "O interesse em estudar existe. Hoje, o trabalhador dá mais importância ao estudo do que em gerações anteriores, mas quando o aluno chega à 5ª série, dificilmente encontra turmas no meio rural. Então ele precisa ir estudar na cidade mais próxima e acaba desistindo".
[...]
Como solução, Mônica e Maria Elenice defendem a ampliação do número de escolas no campo. "De 2005 a 2007 foram fechadas 8 mil escolas rurais e agora temos que garantir as que já existem", disse Molina. "Não adianta investir em transporte das pessoas para cidades próximas. Poucos vão arriscar a vida em pau de arara para terminar o ensino médio", completou Maria Elenice.
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-273324.htm

ICMS supera previsão do Estado em R$ 382 milhões
Marcelo G. Ribeiro/JC
A projeção de arrecadação bruta de ICMS do governo gaúcho aponta para um total de R$ 1,486 bilhão, ficando 6,37% acima da previsão da curva orçamentária, que era de R$ 1,397 bilhão. Os números foram apresentados ontem pelo secretário estadual da Fazenda, Ricardo Englert, que destacou a recuperação das contas do Estado.

Em junho, a arrecadação de ICMS havia registrado a primeira queda do ano em relação ao esperado no orçamento. Foram R$ 51 milhões a menos do que o esperado (R$ 1,447 bilhão), alcançando R$ 1,396 bilhão. No acumulado do ano, o ICMS está R$ 382 milhões acima do previsto no orçamento.

Para Englert, os R$ 89 milhões a mais registrados em julho servem como uma compensação para as perdas do mês passado, e contribuirão para a poupança que o governo está realizando para pagar seus compromissos.

"Temos que economizar para garantir não apenas o 13º do funcionalismo no final do ano, mas também todos os investimentos que estão programados para 2010", disse. O Estado havia empenhado, até junho, R$ 1,2 bilhão em investimentos, o dobro do que foi gasto no mesmo período de 2009 (R$ 600 milhões).

Em relação à previsão da situação financeira do Estado, os números apresentados apontam para um déficit de R$ 59,5 milhões no mês de julho. A receita disponível no mês deve ficar em torno de R$ 1,303 bilhão, enquanto as despesas devem atingir R$ 1,362 bilhão. De acordo com o secretário, esse resultado é devido ao vencimento de dívidas semestrais contraídas pelo governo gaúcho junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco do Japão para Cooperação Internacional (Jbic). No entanto, Englert considera o resultado como positivo.

"Tínhamos previsto um déficit ainda maior, mas isso não se verificou devido ao aumento da receita", explicou. Durante a apresentação dos números das contas públicas, Englert destacou que, com a liberação da parcela de US$ 450 milhões da operação de empréstimo do Banco Mundial (Bird), as projeções da Secretaria da Fazenda apontam para uma redução de R$ 30 milhões no desembolso com a dívida do Estado em 2010.

Com a primeira parcela, liberada no final de setembro de 2008, no valor de US$ 650 milhões, o Estado já reduziu os pagamentos da dívida em R$ 310 milhões até junho deste ano, e a projeção é de uma redução de mais R$ 42 milhões até dezembro. Assim, com as duas parcelas, até o final de 2010, o governo terá reduzido o desembolso com a dívida em R$ 382 milhões. A previsão para 2011, apenas com o impacto da segunda parcela, é de uma redução de R$ 70 milhões.
Jornal do Comércio http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=35158 


Jurídico: orientação sobre o encaminhamento dos pedidos de preferência para pagamento de precatórios
Complementando informação anterior sobre o pagamento preferencial de precatórios, para pessoas com 60 anos ou mais e para os portadores de doenças graves, passamos as seguintes orientações:

1) Aqueles que tiverem 60 anos ou mais e que desejarem optar pela modalidade de pagamento preferencial de parte do precatório, prevista pela Emenda Constitucional nº 62, devem enviar ao Escritório cópia da Carteira de Identidade;

2) Os que forem portadores de uma das doenças graves enumeradas Ato nº 25/2010, do Tribunal de Justiça do Estado, já divulgadas pelo informe anterior sobre esta questão e que queiram fazer a mesma opção, devem enviar ao Escritório cópia do Ato de Inativação por Invalidez, concedido em razão dessa enfermidade ou, não sendo este o caso, atestado médico que expressamente comprove sua ocorrência. Na hipótese de juntada de atestado médico o Juiz do processo determinará sua validação pelo órgão oficial de Perícia.

3) Todos que solicitarem preferência deverão, também, encaminhar o formulário anexo, no qual estará declarado, por determinação do Ato Regulamentar do Tribunal de Justiça, que sobre o crédito  cobrado não recai qualquer restrição.

Tais documentos devem ser enviados exclusivamente por quem tiver processo em tramitação e não for receber o crédito através de Requisição de Pequeno Valor (RPV). Outros detalhes e esclarecimentos poderão ser obtidos diretamente no Escritório ou quando das agendas dos Advogados nos Núcleos.

Assessoria Jurídica do CPERS/Sindicato

sábado, 24 de julho de 2010

A pessoa mais velha do mundo

A cidadã da Geórgia, ex-república soviética, Antisa Khvichava alega ser a pessoa mais velha do mundo, com 130 anos. Seu passaporte confirma que ela nasceu em 1880. Mas segundo as autoridades, esse documento não pode ser comprovado sem a certidão de nascimento que Antisa perdeu.
http://video.br.msn.com/watch/video/idosa-da-georgia-afirma-ser-a-pessoa-mais-velha-do-mundo-com-130-anos/1gi5ku4e8

Abandono

Tenho andado à procura,

de alguém que assovie,

um  sonoro assovio,

indicativo de  arrimo...

Mas esse  é um  mundo cão,

abandona crianças,

 abandona idosos,

A vida agora,

é em regime de urgência...


Temos que acelerar,

O capital tem pressa,

O mundo agora é envidraçado,

Desapareceu a vida real,

Amizade agora, só  virtual...


Tudo agora é pronto,

vem direto pela tele-entrega...

O dinheiro virou plástico...

A hora do bate-papo,

virou segundos de mensagens...

Tenho andado à procura,

de alguém que me adote,

cansei de perambular,

sou um pobre cão de rua...

a ladrar, a ladrar...


Que bom  seria,

se  o mundo fosse   cão,

mas o mundo é humano,

abandona criança, idoso e cão..


Tudo agora vem pelo “moto-boy”,

Para que roda de amigos?

Conversa jogada fora...

Para que amigos?

Tudo vem pronto...

O mundo mudou...

As distâncias encurtaram...

A solidão agora é coletiva,

Cada um no seu canto,

À frente da tela envidraçada...


Para que amigos?

Esses não vêm prontos?...

Temos pressa...

Vivemos em regime  virtual...


A campainha tocou...

A bolsa despencou...

O capital sumiu...

A bolha apareceu...

O capitalista enlouqueceu...


O burguês não se conforma,

Os algarismos bancários desapareceram,

Não passavam de sonhos,

De ilusões, também  virtuais...

O sinal ficou escarlate...

a mensagem chegou...

Temos pressa...

Vamos mesmo aonde?

Que mundo humano,

Pena que não é cão!...

Siden

Nota do autor:
Esse poema é dedicado a todos os animais abandonados de rua...

É também dedicado a todos humanos abandonados pelos humanos...

As acusações que pesam sobre o vice de Fogaça
Jul 24th, 2010
by Marco Aurélio Weissheimer.
O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), candidato a vice na chapa de José Fogaça (PMDB) ao governo do Estado, segue fazendo campanha sem saber se poderá ir até o fim da disputa. Em 2009, o Ministério Público Eleitoral acusou o deputado de abuso de poder econômico e compra de votos, em um esquema que operava em albergues. Agora, no dia 13 de julho, a Pocuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul divulgou uma lista com 28 candidaturas que estariam impugnadas. A de Pompeo de Mattos “por abuso de poder econômico com sentença de inelegibilidade”. Mas do que é mesmo que o deputado está sendo acusado?

O MP Eleitoral ajuizou ação cautelar preparatória, com pedido liminar de busca e apreensão, e ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra Pompeo de Mattos e o deputado estadual Gerson Burmann, ambos do PDT, candidatos aos mesmos cargos nas eleições de 2006, acusando-os de abuso do poder econômico, em razão da manutenção de albergues no Rio Grande do Sul. A investigação apontou a existência de duas pousadas localizadas nos municípios de Porto Alegre e de Ijuí, que eram mantidas pelos investigados e destinadas a hospedar, gratuitamente, pessoas de outras cidades, que se deslocavam para aquelas localidades em busca de tratamento de saúde. Em uma ação de busca e apreensão, foram apreendidos material de propaganda política e eleitoral, listas com os nomes das pessoas hospedadas, além de outros documentos e objetos.
[...]
Lei na íntegra em http://rsurgente.opsblog.org/

BR-116 ficará fechada nos dois sentidos no dia 30 de julho
Empresa responsável pela execução da obra implantará a sinalização para indicar desvios.
Da redação
Esteio - Pela primeira vez no Estado, a BR-116 será bloqueada nos dois sentidos. Na altura do quilômetro 260, limite entre Canoas e Esteio, será fechada das 22 horas do próximo dia 30, sexta-feira, até as 6 horas do dia 2 de agosto, segunda-feira. Ainda haverá a interrupção do tráfego apenas embaixo do viaduto da Petrobras, na quarta-feira. A intervenção ocorrerá para a operação de substituição do viaduto da Petrobras, em frente à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap).
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-197,cd-272701.htm


Matematicando
Por Germano*
Como aprendemos a dirigir um carro? Não seria praticando? Como um atleta melhora seu desempenho? Certamente, será treinando! Como o cantor se aperfeiçoa? Ensaiando...Assim, chego à conclusão que o aluno compreende os conteúdos da disciplina de Matemática, matematicando!

Mas qual o significado deste novo verbo que adiciono ao nosso dicionário? Não tente conjugar, ficará frustrado, pois terá dificuldade em conseguir e certamente não irá encontrar em nenhuma gramática! Matematicando tem origem na junção de matemática com prática, o aluno que exercita seu cérebro com equações matemáticas, na verdade está matematicando!

Para possibilitar ao aluno este exercício, cabe ao educador dar as ferramentas ou recursos necessários, através de aulas dinâmicas e práticas! Cabe ao professor assumir o papel que é dele por direito (e dever), devemos como educadores sim respeitar os conhecimentos prévios dos alunos, mas sem esquecer que somos na sala de aula os maiores provedores do conhecimento, ou assim deveria ser.

A rede de ensino pública passa por um momento conturbado, salas de aula precárias e laboratórios de informática “sucatiados” e com recursos ultrapassados. A falta de interesse dos nossos políticos e governantes que insistem em não enxergar esta realidade; e quando fingem enxergar inflam seus pulmões em seus pronunciamentos com promessas vazias e sem significado, não nos dão esperanças de melhoras!

Devemos então nós iniciar um movimento, uma mudança na nossa prática de ensino! Mas como fazer? Procurando na Internet, encontramos diversos projetos e idéias viáveis, possíveis de aplicar sem grandes recursos, com materiais concretos, baratos e ou até mesmo utilizando os recursos de mídias visuais!

No site TV Escola, encontramos diversos vídeos educacionais, que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica! No site www.somatematica.com.br encontramos artigos e projetos. Acredito que a utilização destes recursos é o caminho a seguir, uma mudança necessária e sem volta.

Quem sabe seja um professor matemático sonhador, em busca de uma realidade que não irei presenciar, mas gostaria de encontrar todos os dias nas minhas aulas verdadeiros educandos, que não estivessem presentes na escola apenas para socializar com seus amigos, mas que estivessem lá para aprimorar seus conhecimentos, e por que não: Matematicando?
*Germano Lechner é Professor na Rede Pública Estadual. NH, Julho de 2010.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Em uma semana, dois policiais aposentados são mortos tentando evitar assaltos na Capital

Um tenente da reserva e um inspetor aposentado da Polícia Civil foram vitimados
Um inspetor aposentado da Polícia Civil morreu ao evitar um assalto contra uma família em uma sinaleira do bairro Jardim Floresta, zona norte da Capital. Advogado, Jelson Silveira Davila, 54 anos, retornava de uma viagem de trabalho a Passo Fundo.
[...]
Um tenente da reserva da Brigada Militar Edemilson Lira de Freitas, 51 anos, morreu atingido por um tiro nas costas. Ele enfrentou sozinho uma quadrilha que fazia três mulheres reféns em uma casa na zona leste da Capital.  O ataque à residência que culminou na morte do PM aposentado aconteceu às 18h30min na Avenida Elias Cirne Lima, bairro Intercap.
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2981004.xml
Entre dois candidatos
Do Blog da Rosane
[...]
Em entrevista a Zero Hora, o candidato manifestou simpatia por dois candidatos ao Piratini: Yeda e José Fogaça, apesar de o peemedebista se declarar neutro:

– Ele (Fogaça) gosta de mim, viu? Não vou fazer previsões, fico meio constrangido de prever o que Fogaça vai fazer, mas eu acho ele um bom nome para o governo, como a Yeda. Acho que, no PMDB, a esmagadora maioria dos parlamentares está comigo. Eu faço campanha com eles da mesma maneira que com os parlamentares da nossa aliança, do PP, do PSDB e do PPS.
[...]
Nas entrevistas, Serra se antecipou às perguntas sobre a violação do sigilo fiscal de Eduardo Jorge e condenou com veemência o “crime contra a Constituição”. Também tratou de reforçar a ligação do PT com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o vínculo das Farc com o narcotráfico. Insistiu que o PT está processando seu vice, Indio da Costa, para “desviar o foco” da quebra do sigilo. Só mais tarde veio a notícia de que a Justiça Eleitoral garantiu ao PT direito de resposta no site do PSDB, por conta das declarações de Indio da Costa, que fez ligação direta do partido com o narcotráfico.

http://wp.clicrbs.com.br/rosanedeoliveira/?topo=13,1,1,,,13

Precatórios: preferências nos pagamentos para idosos e portadores de doenças graves
A Emenda Constitucional nº 62, de 09 de dezembro de 2009, determinou que os créditos judiciais executados contra a Fazenda Pública, através de precatórios, sejam pagos com preferência às pessoas que tiverem 60 anos de idade ou mais e aos portadores de doenças graves.
[...]
Leia na íntegra em http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2526

Ford obtém lucro líquido de US$ 2,6 bilhões no 2º trimestre
Alguém quer ►
Doar um dinheiro do RS?
Trata-se do maior registro em um período similar desde 1998, segundo a empresa.
Estados Unidos - A companhia Ford informou nesta sexta que obteve um lucro líquido de US$ 2,6 bilhões no segundo trimestre, completando seu primeiro semestre lucrativo em mais de uma década graças à disposição dos compradores de pagar mais por seus modelos novos. Entre janeiro e junho, os lucros da Ford somaram US$ 4,7 bilhões, o maior registro em um período similar desde 1998, detalhou a empresa em comunicado.
[...]
http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-681,cd-272581,FORD+OBTEM+LUCRO+LIQUIDO+DE+US$+26+BILHOES+NO+2%C2%BA+TRIMESTRE.htm

O BATE-BATE

João Carlos Rodrigues*
Onde houver injustiça

O tribunal bate-boca

Onde houver privilégio

O parlamento bate-pé

Onde houver corrupção

O  executivo bate-martelo

É ou não é, assim?

A  sociedade pergunta.

Perguntemos à Justiça

Se  é ou foi assim?

Perguntemos ao Parlamento

Se  é ou será assim?

Perguntemos ao Executivo

Se  foi, é ou será assim?

O bate-boca, o bate-pé

e o bate-martelo são um forte-tripé.

E o bate-carteira?

Amordaçou a justiça e

Vive do privilégio e da corrupção.

Então chamemos o bate-prego  

E avisemos os bombeiros:

Tem faísca do martelo

O vento poderá soprar forte

Não  tem água no hidrômetro

E o bate-estaca arma barraca.

*João Carlos Rodrigues é Professor Aposentado e ex-Diretor do 14º Núcleo - Cpers/Sindicato

Professor, não deixe de conferir a biblioteca virtual do MEC que disponibiliza grandes obras gratuitas.       
Desde 2004, é possível contar com um acervo de mais de 123 mil obras na maior biblioteca virtual do país. No entato, a pouca divulgação e falta de acessos contribuem para uma possível desativação do Portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp). Não deixe de aproveitar mais essa ferramenta em sala de aula. Só de literatura portuguesa são 732 obras!

A biblioteca, desenvolvida em software livre, é um local onde gratuitamente a população tem acesso a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), como:

    * Obra completa de Machado de Assis
    * Obras de Joaquim Nabuco
    * A Divina Comédia (em português)
    * Publicações em educação
    * Poesia de Fernando Pessoa
    * Música Erudita Brasileira
    * Grandes pinturas de Leonardo Da Vinci
    * Historinhas infantis
    * Vídeos da TV ESCOLA
    * entre diversos outros destaques

O Portal é uma grande ferramenta para educadores que buscam aprimorar o ensino em sala de aula sem qualquer custo. Existem diversos exemplares gratuitos para desenvolvimento do ensino indigena e quilombola com material para o professor e caderno de atividades para os alunos, como já foi divulgado no site da CNTE. O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site . Não deixe de colaborar para que mais essa ferramenta continue a nossa disposição. (CNTE)

Cultura, shows e resgate histórico marcarão a São Leopoldo Fest 2010
A comunidade de São Leopoldo está na contagem dos últimos dias para o início da 20.ª São Leopoldo Fest, que ocorre entre os dias 24 de julho e 1.º de agosto no Largo Rui Porto, Centro da cidade. Os milhares de visitantes esperados diariamente para o evento poderão conferir uma extensa grade de programação que contemplará todos os gostos e idades. Shows de nível nacional, noites sertaneja e gospel, amplo espaço para a promoção cultural, inclusive com um circo com apresentações e oficinas e um espetáculo especial que irá reproduzir os primeiros 50 anos dos imigrantes alemães.

Mesmo com a chuva, os trabalhos de organização dos espaços seguem para que tudo esteja pronto no próximo sábado quando, às 11 horas, ocorre a abertura oficial do evento. No mesmo dia, com concentração às 13h30, na rua Independência, na esquina das ruas Marquês do Herval e Lindolfo Collor, e saída do mesmo local às 15 horas, será promovido o desfile da São Leopoldo Fest.

De acordo com a Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), 1,5 mil pessoas devem participar da atividade, que será composta por dez alas que abrangerão representantes de 60 entidades, numa duração prevista para chegar a uma hora e meia de desfile. Confira abaixo a programação cultural e de shows da São Leopoldo Fest 2010, que terá ainda gastronomia típica alemã, exposição empresarial, Salão de Artes Plásticas e a presença dos 24 finalistas do Festival Municipal de Música.

Palcos Centrais
Local: Largo Rui Porto

24/07/2010 - Sábado


17h Flanders 72

18h Banda A4

19h Trio NB

19h30 FL4

20h Moçambas

21h Marcelo D2

25/07 - Domingo

16h Big Zen Vodoo

17h Bleff

18h Julio Reny

19h Frank Jorge

20h Reação em Cadeia

21h Laluna & Vinicius

Na Próxima Postagem, a continuação da Programação. Aguardem!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Roubo sob encomenda

Dando continuidade as visitas  às  Escolas, ontem de manhã visitei mais uma em Novo Hamburgo.
Pois a Escola havia comprado dois computadores novos para a sala de informática e, estranhamente, "os amigos do alheio" tiraram o ar condicionado da parede, entraram e levaram os dois computadores novos. Agora o ar foi afixado com parafusos e se quiserem entrar novamente, terão que derrubar a   parede....

Já chega a 488 o número de residências atingidas pelo tornado em Canela
Duzentas pessoas estão desalojadas e outras 11, desabrigadas, informa a Defesa Civil.
Da Redação
Canela - Subiu para 488, o número de residências afetadas pelo tornado com ventos de 123,8 km/h que atingiram na noite desta quarta-feira o município de Canela. Um levantamento parcial feito pela Defesa Civil aponta que 407 casas foram danificadas e 81, destruídas. O órgão indica ainda que 200 pessoas estão desalojadas e 11, desabrigadas. Os principais bairros afetados pelo vendaval foram Quinta da Serra, São José, Santa Terezinha, Vila do Cedro, Vila Maggi, Leodoro de Azevedo e Santa Marta.
[...]
No município, as doações de colchões, materiais de construção e agasalhos, são recebidas no CTG Querência (Rua Visconde de Mauá, 301 - Canela). O contato com a central de recolhimento poderá ser feita pelo fone (54) 3282-2666.
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-494,cd-272473.htm

CPERS/Sindicato reunirá 1,8 mil educadores em congresso estadual
O CPERS/Sindicato promove entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, no salão de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o seu VII Congresso Estadual. O evento, que reunirá 1,8 mil educadores da rede pública estadual, definirá o plano de lutas da categoria.

No congresso, os trabalhadores estaduais da educação analisarão as conjunturas internacional, nacional e estadual; e discutirão questões sindicais, educacionais e funcionais. A pauta também contempla debates relacionados à raça, meio ambiente e gênero.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Em Teu Nome: premiado drama gaúcho tem nova chance no Cinebancários
Depois de ser exibido por cinemas comerciais, o premiado drama político Em Teu Nome (Brasil, 2009, 102min.), de Paulo Nascimento, volta a cartaz no CineBancários a partir desta terça-feira, 20. Esta é mais uma oportunidade para o público ver um dos mais bem sucedidos filmes gaúchos realizados nos últimos anos.

Em Teu Nome relata a história real do militante de esquerda João Carlos Bona Garcia. São recuperadas várias passagens que moldaram sua vida, como os primeiros contatos com movimentos sociais, a perseguição política durante a ditadura militar, a prisão, a tortura e os longos anos de exílio vividos em países como o Chile, a França e o Marrocos.

Com uma produção competente e cenas gravadas fora do Brasil, Em Teu Nome tem entre seus trunfos a atuação de Leonardo Machado, que conquistou merecidamente o Kikito de melhor ator no último Festival de Cinema de Gramado por sua visceral interpretação como Bona Garcia. Outra atração do elenco é o ator uruguaio César Troncoso, conhecido do público como o protagonista de O Banheiro do Papa, de César Charlone.

O filme confirma a posição de Nascimento como o mais atuante diretor do cinema gaúcho – foi o segunda longa assinado pelo realizador em 2010, juntamente com o infantil A Casa Verde. O roteiro de Em Teu Nome foi inspirado no clássico Pra Frente Brasil, de Roberto Farias, um marco do cinema político brasileiro realizado nos anos 80."

Em Teu Nome será exibido sempre em três sessões diárias, às 15h, 17h e 19h, e permanece em cartaz no CineBancários até o próximo dia 25.

Ingressos a R$ 5,00 para público em geral e R$ 2,50 para idosos, estudantes, bancários e jornalistas sindicalizados.

Fonte: Imprensa do SindBancários
Nestor do PT lança candidatura neste domingo (25/7)
O lançamento da candidatura de Nestor Schwertner (PT) a deputado estadual será domingo( 25/7), com almoço, a partir das 12h, na Sociedade Ginástica em São Leopoldo (rua José Bonifácio, 698, Centro/SL). O valor é de R$ 7,00. Venha comemorar a largada desta campanha para garantirmos um parlamentar de São Leopoldo na Assembléia Legislativa. Participe! Informações: (51) 99792422 com Nestor ou (51) 84427462 com Mestre Du.

Mulheres protestam contra violência em Caxias do Sul

Vigília ocorreu na Praça Dante Alighieri 
Juliana Bevilaqua | juliana.bevilaqua@pioneiro.com
Cerca de 50 mulheres protestaram na noite desta quarta-feira na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. A vigília contra a violência doméstica ocorreu em outras cinco cidades gaúchas: Porto Alegre, Esteio, Bagé, Cruz Alta e Torres.

_ Queremos chamar atenção para a Lei Maria da Penha, para que ela seja aplicada. Em Caxias, há Delegacia da Mulher, mas não há um juizado especializado em violência doméstica, como a lei determina _ explica a advogada Carina Silva, integrante da Marcha Mundial de Mulheres.

Durante o ato, as participantes lembraram a morte de Patrícia Brito da Silva, 24 anos, no dia 28 de junho, no bairro Jardelino Ramos. A jovem morreu com um corte no pescoço. O namorado é o autor do homicídio e está foragido. O grupo criticou o fato de crimes como o de Patrícia ter menor repercussão do que de casos como o do goleiro Bruno, por exemplo.

Além da Marcha Mundial de Mulheres, participaram da vigília o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Coletivo de Mulheres da UCS, Pastoral da Juventude, Movimento Negro Unificado, Liga Brasileira de Lésbicas, Cpers, UAB, União Caxiense de Mulheres e Conselho Regional de Psicologia.
http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,2978900,Mulheres-protestam-contra-violencia-em-Caxias-do-Sul.html

Acidente com 15 veículos deixa sete feridos na BR-116
Caminhão não conseguiu frear e causou engavetamento
Um acidente impressionante na BR-116, no sentido Interior-Porto Alegre, envolveu 15 veículos e deixou sete pessoas feridas ontem por volta das 11h30min.

Não houve mortes na rodovia mais congestionada do Estado e por onde passam cerca de 120 mil veículos por dia. O engavetamento ocorreu próximo à estação Niterói da Trensurb, em Canoas. O acidente envolveu quatro caminhões e onze carros.
[...]
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=34678


PT pede indenização de R$ 40 mil por acusação de vice de Serra
Laryssa Borges
Direto de Brasília
O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou nesta quarta-feira (21) no Tribunal de Justiça do Distrito Federal ação por danos morais contra o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra, e contra o próprio PSDB por suposta "conivência". No pedido, os petistas pedem que, ao caso, seja atribuído valor de R$ 40 mil como indenização pelo fato de Indio ter vinculado o PT às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico. Após as declarações do candidato a vice, Serra e o presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra, também relacionaram o PT às Farc, endossando parte da fala de Indio.
[...]
"O réu Indio da Costa, de forma intencional, dedicou-se a assacar afirmações ofensivas à honra do partido (PT) com a finalidade de lhe denegrir a reputação frente a sociedade brasileira, contando, para tanto com a participação do réu PSDB, que de maneira deliberada, fez veicular tais afirmações difamatórias em seu site, razão pela qual deve lhes ser imposta condenação à indenização por danos morais", completa a defesa petista no processo.
[...]
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4578212-EI15311,00-PT+pede+indenizacao+de+R+mil+por+declaracoes+de+Indio.html

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PT aponta suspeita de prática de lobby por ex-secretário de Porto Alegre

Os deputados Raul Pont e Stela Farias e os vereadores Carlos Comassetto e Sofia cavedon, do PT, solicitaram ao Ministério Público de Contas e à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público a abertura de um procedimento investigativo sobre o projeto Portais da Cidade, desenvolvido pela prefeitura de Porto Alegre em parceria com a Corporação Andina de Fomento. Os petistas apontam possíveis irregularidades na atuação do ex-secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico  Clóvis Garcez Magalhães. Ele teria participado de uma reunião no dia 30 de junho, quando não era mais secretário do município, e pleiteado pagamentos para empresas que fizeram consultorias para a elaboração do projeto. O episódio teria provocado o pedido de exoneração do presidente da EPTC e secretário de Mobilidade Urbana, Romano Bottin.
[...]
Olga Arnt - MTB 14323 | PT   17:04 - 20/07/2010
Mais em http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=250486
Cai a máscara do tucano José Serra
O desenvolvimento da campanha presidencial é eloquente sobre a real natureza da candidatura do ex-governador paulista José Serra à Presidência. Ele gosta de se apresentar como um homem de esquerda, democrata, nacionalista e desenvolvimentista. E há quem acredite. Mas, ao respaldar as calúnias proferidas pelo seu vice, Índio da Costa, sobre as relações do Partido dos Trabalhadores (PT) com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o tucano revela e assume a sua condição de candidato da velha direita brasileira, raivosa e antidemocrática.
[...]
Mais em http://www.vermelho.org.br/editorial.php?id_editorial=776&id_secao=16
Governadora anuncia liberação de 450 milhões de dólares do Banco Mundial ao Estado
20.07.10 - 17:03
A governadora Yeda Crusius anunciou, na tarde desta terça-feira (20), a confirmação da liberação de 450 milhões de dólares referentes à segunda parcela do empréstimo de 1,1 bilhão de dólares do Executivo junto ao Banco Mundial concedido há dois anos. A expectativa é que os recursos sejam liberados em 30 dias.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=228530
Cai o número de animais inscritos na Expointer 2010
20.07.10 - 16:20
O número de animais inscritos para a Expointer 2010 caiu quase 10% em relação à edição do ano passado. A informação foi dada pelo secretário estadual da Agricultura, Gilberto Tietböhl, nesta terça-feira, 20.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=228517
Lula sanciona Estatuto da Igualdade Racial e Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira
20.07.10 - 17:14
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na tarde desta terça-feira (20), o Estatuto da Igualdade Racial e a lei que cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). Aprovado pelo Congresso no mês passado, após sete anos de tramitação, o estatuto prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros.

O Estatuto da Igualdade Racial define ainda uma nova ordem de direitos para os brasileiros negros, que somam cerca de 90 milhões de pessoas. O documento possui 65 artigos e objetiva, segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a correção de desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do país.

O ministro, Eloi Ferreira de Araújo, disse que a sanção do Estatuto da Igualdade Racial “coroa o esforço de muitos e muitos anos”, das comunidades negras no país.

Também sancionada hoje, a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) tem o objetivo de promover atividades de cooperação internacional com os países da África por meio de acordos, convênios e programas de cooperação internacional, além de contribuir para a formação acadêmica de estudantes dos países parceiros.

A nova universidade será localizada no município de Redenção, no maciço de Baturité, a 66 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a secretaria, a previsão é de que as obras do campus comecem em meados de 2011. As atividades acadêmicas terão início este ano em instalações provisórias em Redenção, em prédios cedidos pela prefeitura local.

A previsão é de que a Unilab atenda a 5 mil estudantes presenciais de graduação, dos quais 50% serão brasileiros e 50% originários de países parceiros.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=228531
Eleitorado cresce 8,5% e chega a 135,8 milhões
20.07.10 - 17:05
Eleitorado cresce 8,5% e chega a 135,8 milhões Maior colégio eleitoral do país, São Paulo tem 30,3 milhões de eleitores.
DF e Rio têm maior proporção de mulheres votantes; eleitorado jovem diminuiu.

Débora Santos Do G1, em Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta terça-feira (20) dados consolidados sobre o eleitorado brasileiro que mostram que 135,8 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições de outubro. O número é 8,5% maior que o da última eleição presidencial, de junho de 2006, quando o total de eleitores brasileiros era de 125,9 milhões. Os dados foram repassados ao TSE pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). O principal colégio eleitoral do país continua a ser o estado de São Paulo, com 22,3% do total de eleitores brasileiros – 30,3 milhões de pessoas aptas a votar neste pleito –, seguido de Minas Gerais, com 14,5 milhões de eleitores (10,6% do eleitorado).

Em seguida, os estados com mais eleitores são o Rio de Janeiro (11,5 milhões de eleitores e 8,5% do eleitorado nacional), a Bahia (9,5 milhões e 7%) e o Rio Grande do Sul (8,1 milhões e 5,9%). O menor colégio eleitoral é Roraima – 271,8 mil eleitores (0,2% do total).

A maioria do eleitorado brasileiro é composto de mulheres –51,8% das pessoas aptas a votar, ou 70,3 milhões de eleitoras. Os homens representam 65,2 milhões de votantes. Em 2006, o eleitorado feminino correspondia a 51,5% (64,8 milhões de votantes) e o masculino, a 48,3% (60,8 milhões).
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=228527